img

Florianópolis, 25/04/2024




GERAL

Montado esquema de emergência para receber haitianos em Florianópolis

Publicado em 23/05/2015


Sérgio Vale/Secom/Fotos Públicas
Montado esquema de emergência para receber haitianos em Florianópolis



A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) montou uma estrutura especial para receber os haitianos que estão se deslocando do Acre, no Norte do Brasil, para a Região Sul. O governo federal disse pretende combater com mais rigor a entrada ilegal de haitianos no Brasil.

A previsão é que eles cheguem em dois ônibus no domingo (24) em Florianópolis, uma das cidades selecionadas para acolher os cidadãos do Haiti. Na tarde desta sexta-feira (22), a equipe técnica da Assistência Social vistoriou e definiu o Ginásio Saul Oliveira, o Capoeirão, como o espaço que irá abrigar os haitianos a partir de sua chegada.

O prefeito Cesar Souza Junior criticou a premência do encaminhamento dos imigrantes, sem a necessária antecedência de comunicação. “É um completo absurdo que a cidade de Florianópolis e o Estado de Santa Catarina sejam comunicados da vinda dessas pessoas com menos de 24 horas de antecedência, não permitindo assim um princípio de planejamento, para que os recebam com um mínimo de dignidade”, disse.

Combate a imigração ilegal

O governo federal pretende combater com mais rigor a entrada ilegal de haitianos no Brasil. Além de tomar medidas internas no que diz respeito à segurança e à fronteira, o intuito é negociar com países vizinhos para que haja um enfrentamento mais forte das organizações criminosas que atuam no transporte dos haitianos para o Brasil.

Nos próximos dias, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, vai visitar o Peru, Equador e a Bolívia com o objetivo de construir soluções conjuntas para evitar que a migração ocorra de forma ilegal. Segundo Cardozo, os chamados coiotes – pessoas que prestam serviço de atravessar fronteiras ilegalmente – são os responsáveis pela entrada de haitianos no Brasil e levam sofrimentos e riscos a eles.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade