img

Florianópolis, 19/04/2024




TECNOLOGIA

Brasil j? possui 1,6 milh?o de registros de dom?nios

Publicado em 22/04/2009





O c?digo de pa?s ".br" acaba de completar 20 anos de sua ativa??o e o Comit? Gestor da Internet no Brasil, respons?vel por coordenar e integrar todas as iniciativas de servi?os Internet no pa?s, comemora essa data.

Foi em 18 de abril de 2009, no ano de 1989, que Jon Postel, o IANA da Internet (Internet Assigned Numbers Authority) delegou à iniciativa acadêmica brasileira em redes a gestão do domínio de topo para o Brasil (ccTLD). Entrava em operação o ".br".

Na época as redes predominantes no cenário acadêmico brasileiro eram a BITNET (Because It's Time NETwork), a HEPnet (High Energy Physics Network) e a UUCP (Unix-to-Unix Copy Program). Assim, antes mesmo da conexão brasileira à Internet, que se daria em 1991, o domínio foi utilizado para identificar as máquinas que participavam das redes já utilizadas pelos acadêmicos. O futuro espaço de nomes da Internet no Brasil começara a se estruturar.

O registro de domínios sob o ".br" era feito, então, de forma manual pelo Registro Brasileiro, operado na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Essencialmente, apenas pesquisadores e as instituições às quais eles pertenciam tinham interesse e condições em se integrar à nova rede e, portanto, em registrar um domínio sob o ".br".

Em janeiro de 1991, valendo-se da conexão Fapesp-Fermilab, o Brasil aderiu à ESnet (Energy Sciences Network) e, assim, à própria Internet. Os primeiros pacotes TCP/IP brigaram por algum espaço na já congestionada linha internacional de 9600 bps. Aos poucos, a Internet cresceu, ganhou novos espaços e se abriu ao público. E foi durante a ECO-92 que outros segmentos da sociedade civil, representados pelos participantes desta conferência internacional, tiveram contato e acesso à Internet. A partir deste momento, nomes de máquinas no padrão Internet (TCP/IP) foram rapidamente povoando o ".br".









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade