Portal da Ilha no Youtube Portal da Ilha no Facebook Portal da Ilha no Google+ Portal da Ilha no Twitter
Capa do Portal da Ilha


Notícias

GERAL

Publicidade dirigida às crianças deve acabar imediatamente

Publicado em 04/04/2014 às 16:00:37

Publicada hoje no Diário Oficial da União, Resolução 163 do Conanda, de 13 de março de 2014, considera abusiva toda publicidade direcionada às crianças.


A resolução lista os seguintes aspectos que caracterizam a abusividade: linguagem infantil, efeitos especiais e excessos de cores; trilhas sonoras de músicas infantis ou cantadas por vozes de criança; representação de criança; pessoas ou celebridades com apelo ao público infantil; personagens ou apresentadores infantis; desenho animado ou de animação; bonecos ou similares; promoção com distribuição de prêmios ou de brindes colecionáveis ou com apelos ao público infantil; promoção com competições ou jogos com apelo ao público infantil.

Com a resolução, a partir de hoje fica proibido o direcionamento à criança de anúncios impressos, comerciais televisivos, spots de rádio, banners e sites, embalagens, promoções, merchadisings, ações em shows e apresentações e nos pontos de venda.

O texto versa também sobre a abusividade de qualquer publicidade e comunicação mercadológica no interior de creches e escolas de educação infantil e fundamental, inclusive nos uniformes escolares e materiais didáticos.

“A partir de agora, temos que fiscalizar as empresas para que redirecionem ao público adulto toda a comunicação mercadológica que hoje tem a criança como público-alvo, cumprindo assim o que determina a resolução do Conanda e o Código de Defesa do Consumidor”, afirma Pedro Affonso Hartung, conselheiro do Conanda e advogado do Instituto Alana. “É um momento histórico. Um novo paradigma para a promoção e proteção dos direitos da criança e do adolescente no Brasil”, comemora Pedro.

O texto completo diz que “a prática do direcionamento de publicidade e comunicação mercadológica à criança com a intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço” é abusiva e, portanto, ilegal segundo o Código de Defesa do Consumidor.

Publicidade dirigida às crianças deve acabar imediatamente


Qual o serviço que você procura?




Leia mais
Museu da Imagem e do Som recebe performance de live cinema no CIC

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), receberá o evento Liveflux - Audiovisual ao Vivo, composto por três apresentações de live cinema ligados ao Grupo de Pesquisa em Performance, Artes Cênicas e Tecnologia (PACT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), coordenado por Rodrigo Garcez. O evento ocorrerá no dia 7 de agosto, às 19h, com entrada gratuita.

Confiança do empresário do comércio catarinense voltou a cair em julho

Após dois meses de ligeira alta, o ICEC – Índice de Confiança do Empresário do Comércio catarinense voltou a cair em julho, -1,7% na variação mensal e -14,9% em relação ao mesmo mês de 2014, e se colocou no patamar de 87,2 pontos, próximo ao menor resultado da série histórica, que foi de 85,1 pontos em abril deste ano.

Samba Brasil Floripa reúne os principais nomes do samba e pagode do país em Jurerê Internacional

Nos dias 11 e 12 de setembro o P12 em Jurerê Internacional (Servidão José Cardoso de Oliveira, s/n° lote 3 - Jurerê Internacional) será o palco oficial do pagode e do samba com a realização do Samba Brasil Floripa, que desembarca na capital catarinense com os principais artistas do gênero do país.

Beira-mar continua com banheiro público até 2016

Atendendo a um pedido dos moradores e visitantes que realizam atividades físicas diariamente na Beira-mar Norte, assim como desfrutam da região para o lazer em família, a Prefeitura decidiu manter a instalação do contêiner com seis sanitários naquela avenida.

Vídeo: Seria possível surfar uma onda com uma moto?

Surfar e andar de motocicleta não parecem as coisas mais fáceis do mundo – mas Robbie ‘Maddo’ Maddison, piloto de manobras radicais, decidiu unir as duas coisas para o curta-metragem Pipe Dream, produzido pela marca DC Shoes.

Celesc inicia expansão da rede elétrica na SC-401 em Florianópolis

A Celesc realizou neste domingo, 3, a primeira etapa das obras de expansão da rede elétrica que atende o Bairro João Paulo e adjacências, na SC-401, na Capital, para ampliar a oferta e a qualidade de energia a mais de 10 mil unidades consumidoras – entre residências e indústrias – dos bairros Cacupé, João Paulo, Monte Verde e Saco Grande.

Leia mais notícias

Comente a notícia



Guia de Serviços
Cadastre sua empresa





CANAIS COLUNISTAS NOSSOS SITES PARCEIROS
NOTÍCIAS
TURISMO
PASSEIO VIRTUAL
FUTEBOL
CIDADES
PRAIAS
MAPAS
DIVERSÃO
VÍDEOS
CULTURA
FOTOS

PAULO LUÍS CORDEIRO
LUIZA GUTIERREZ
ANDRÉIA DE MARCHI
CP GOMES
HELDER CALDEIRA
JEFF SEVERINO
PATRICIA RAMOS
JESSICA KRIEGER
JOSÉ CAJAÍBA

TRIP NEWS BRASIL
CAFÉ COM POLENTA
RESENHA DIGITAL
RÁDIO MAIS FLORIPA
SPORTSC
CINE RESENHA
FENAOSTRA
BEM GATA

SOCIAL MEDIA

GOOGLE+
TWITTER
YOUTUBE
FACEBOOK

FOLHA DO NORTE DA ILHA
AVESSO TV
INOVAR SC
PRIMERTV

SERVIÇOS

CLUBE DOS AMIGOS
FALE CONOSCO

AG PORTAL

Portal Associado

Direitos Reservados (c) 1998-2015 - Portal da Ilha Comunicações Ltda. | Fale com a redação: +55 (48) 3091-2588 - imprensa@portaldailha.com.br