Nome:

Email:
Mensagem:

GERAL

Publicidade dirigida às crianças deve acabar imediatamente

Publicado em 04/04/2014 às 16:00:37

Publicada hoje no Diário Oficial da União, Resolução 163 do Conanda, de 13 de março de 2014, considera abusiva toda publicidade direcionada às crianças.



Siga o Portal da Ilha no Twitter e acompanhe também no Facebook

A resolução lista os seguintes aspectos que caracterizam a abusividade: linguagem infantil, efeitos especiais e excessos de cores; trilhas sonoras de músicas infantis ou cantadas por vozes de criança; representação de criança; pessoas ou celebridades com apelo ao público infantil; personagens ou apresentadores infantis; desenho animado ou de animação; bonecos ou similares; promoção com distribuição de prêmios ou de brindes colecionáveis ou com apelos ao público infantil; promoção com competições ou jogos com apelo ao público infantil.

Com a resolução, a partir de hoje fica proibido o direcionamento à criança de anúncios impressos, comerciais televisivos, spots de rádio, banners e sites, embalagens, promoções, merchadisings, ações em shows e apresentações e nos pontos de venda.

O texto versa também sobre a abusividade de qualquer publicidade e comunicação mercadológica no interior de creches e escolas de educação infantil e fundamental, inclusive nos uniformes escolares e materiais didáticos.

“A partir de agora, temos que fiscalizar as empresas para que redirecionem ao público adulto toda a comunicação mercadológica que hoje tem a criança como público-alvo, cumprindo assim o que determina a resolução do Conanda e o Código de Defesa do Consumidor”, afirma Pedro Affonso Hartung, conselheiro do Conanda e advogado do Instituto Alana. “É um momento histórico. Um novo paradigma para a promoção e proteção dos direitos da criança e do adolescente no Brasil”, comemora Pedro.

O texto completo diz que “a prática do direcionamento de publicidade e comunicação mercadológica à criança com a intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço” é abusiva e, portanto, ilegal segundo o Código de Defesa do Consumidor.

Publicidade dirigida às crianças deve acabar imediatamente







Entrevista com o lateral Leandro Silva no CFT do Cambirela

27/08 | Esportes
O lateral do Figueirense, autor o primeiro gol na vitória que ajudou na vitória diante do Atlético Mineiro, garantindo vaga para a próxima fase da Copa do Brasil, concedeu entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira no Centro de Treinamentos do Cambirela.

Anderson Lopes quer volta por cima do time do Avaí

27/08 | Esportes
Em preparação para o próximo desafio, contra o Internacional, o Leão da Ilha realizou um treino coletivo nesta quinta-feira (27). A atividade foi fechada para a imprensa que só pode acompanhar os minutos iniciais de aquecimento dos atletas.

Presidente da FIESC avalia que a volta da CPMF é retrocesso e agrava a crise

27/08 | Economia
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) avaliam como "absurda" a proposta que vem sendo analisada pelo governo de reeditar a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

André Paiva participa da próxima edição do Varal da Trajano

27/08 | Cultura
Durante 70 dias, o fotógrafo André Paiva percorreu 1.247 quilômetros caminhando pela mítica Carretera Austral, estrada que liga Puerto Montt à Villa O'Higgins, pela inóspita Patagônia chilena.

Feira de Artes de Florianópolis acontece neste sábado na Casa do Teatro Armação

27/08 | Variedades
A 7ª edição da Feira de Artes de Florianópolis, a FAF, que ocorre neste sábado, das 10h às 16h, na Casa do Teatro Armação, apresenta uma mostra especial de cerâmica e a exposição fotográfica Volta Patagônica,de Neno Brazil e Renato Gama.

Programações culturais agitam o final de semana em Florianópolis

27/08 | Variedades
O final de semana terá diversas atividades no Centro da Capital. Mercado Público, Viva a Cidade e Feira de Orgânicos são apenas algumas das atividades disponíveis para a população.