Portal da Ilha no Youtube Portal da Ilha no Facebook Portal da Ilha no Google+ Portal da Ilha no Twitter


Capa do Portal da Ilha




Notícias

ECONOMIA

Volume de vendas acumulado no comércio varejista cresce menos que nos últimos anos em SC

Publicado em 17/01/2014 às 14:54:19

O resultado da Pesquisa do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em Santa Catarina, no acumulado de 12 meses, o volume de vendas cresceu 2,94%, diminuição de 0,24p.p. na comparação com outubro (onde o acumulado havia sido de 3,19%), e a receita nominal 11,14%, perda de 0,39p.p. na mesma comparação anterior, mostrando uma desaceleração nas vendas.


Volume de vendas acumulado no comércio varejista cresce menos que nos últimos anos em SC

Na comparação mensal, o volume de vendas cresceu 4,21% e a receita nominal 10,36%, ambos em novembro na comparação com outubro de 2013.

Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC), o processo de perda de folego do comércio no Estado e no Brasil continua se aprofundando. Em Santa Catarina, enquanto que em 2012 o volume de vendas crescia em média 8% ao ano, o dado acumulado nos últimos 12 meses foi de modestos 2,94%. Por trás desta desaceleração estão a expansão mais contida da renda das famílias, o aumento dos juros e o elevado nível de endividamento, sendo que os dois últimos estão trazendo uma expressiva desaceleração das concessões de crédito.

Para 2014, o cenário deve se estabilizar, com um pequeno crescimento em função da Copa do Mundo, porém não suficiente para recuperar as elevadas taxas de crescimento do setor que vigoravam até o ano de 2012.

Comércio no país tem seu nono crescimento mensal

Em novembro, na série com ajuste sazonal, o volume de vendas do comércio varejista do país cresceu 0,7% e a receita nominal, 1,1% em relação a outubro. O volume de vendas teve seu nono mês consecutivo de crescimento, enquanto a receita nominal se mantém em alta desde março de 2012.

Em relação a novembro de 2012, as variações foram de 7,0% para o volume e de 13,8% para a receita. Os acumulados no ano e nos últimos 12 meses, respectivamente, foram 4,3% e 4,4% para o volume de vendas e 12,0% e 11,9% na receita nominal.

O volume de vendas em Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceu 5,7% em relação a novembro de 2012 e continua exercendo o principal impacto (40%) sobre o varejo. Entretanto, a despeito do aumento do poder de compra da população, a atividade continua abaixo da média, refletindo os preços do setor que, nos últimos doze meses, cresceram acima da inflação.

Móveis e eletrodomésticos cresceu 9,1% sobre novembro de 2012 e exerceu a segunda maior influência no resultado do varejo (17%). Mesmo com as alíquotas de IPI para a linha branca e para móveis sendo gradualmente repostas desde outubro, o setor mostrou resultado superior à média, devido ao crescimento da renda.

Comércio varejista ampliado também cresce

O volume de vendas do comércio varejista ampliado – que inclui os setores de material de construção e veículos automotores, além do varejo tradicional – cresceu 5,7% em relação a novembro de 2012, mais que o dobro da taxa observada em outubro (2,2%).

Esse desempenho foi afetado pelo aumento do ritmo das vendas de veículos, motos, partes e peças: 3,3% sobre novembro do ano passado, depois de cair 4,4% em outubro. Tal comportamento pode ser atribuído à antecipação de compras diante da expectativa de reposição parcial das alíquotas de IPI a partir de janeiro de 2014. O varejo ampliado acumula altas de 1,5% no ano e de 2,0% nos últimos 12 meses.

Volume de vendas acumulado no comércio varejista cresce menos que nos últimos anos em SC


Leia mais
 
Começam os trabalhos de recuperação de ruas em Campinas e no Loteamento Lisboa

Até o final do ano, outras regiões da cidade de São José receberão investimentos na área de infraestrutura.

Atleta de São José embarca para participar do Campeonato Mundial de Taekwond Songahm

Nesta sexta-feira (3), a atleta Sônia Cabral embarca para Little Rock, Arkansas, nos Estados Unidos. A Prefeitura de São José está apoiando a viagem da atleta.

Relíquia histórica: relógio do Mercado Público volta a funcionar

Parado há quatro anos, o relógio que guarnece a entrada do vão central do Mercado Público, afixado à parede da Ala Norte, está recebendo a mesma atenção que foi dispensada ao conjunto arquitetônico histórico: está passando por restauração e manutenção e voltará a dar a hora certa quando o Mercado for totalmente reaberto à população.

Udesc convoca 1,4 mil candidatos do Sisu para manifestarem interesse por vagas remanescentes

Integrantes da segunda chamada devem estar nos centros no dia 9, às 14h. Quem não comparecer no horário estabelecido perderá direito à vaga.

Aprenda como utilizar com segurança o bagageiro de teto

Quem viaja frequentemente com a família e os amigos sabe a importância de ter um espaço extra, como o bagageiro de teto, onde é possível colocar malas e outros apetrechos. Dessa forma, todos os passageiros podem se acomodar bem dentro do veículo, enquanto as bagagens estão em local seguro. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados, sobretudo para conservar o carro e ter uma viagem tranquila.

ACIF lança Prêmio de Jornalismo com tema especial sobre comércio e indústria em Florianópolis nos últimos cem anos

Inscrições já estão abertas e seguem até 30 de agosto. Premiação para vencedores por categoria será um pacote de viagem para Buenos Aires e R$ 5 mil para o vencedor do Prêmio Especial do Júri.

Aumento do teto do Supersimples é um importante incentivo aos micro e pequenos empreendedores

A comissão especial que analisa mudanças no Supersimples (Projeto de Lei Complementar 25/07), aprovou no dia 1º de julho, por unanimidade, o relatório do deputado João Arruda (PMDB-PR) com as novas regras para enquadramento no tributo.

Parque de Coqueiros em Florianópolis é palco do 3º Arte na Praça neste final de semana

O 3º Arte na Praça é um festival cultural voltado para um público de todas as idades, gratuito e ao ar livre, que se realiza no Parque de Coqueiros, em Florianópolis, nos dias 04 e 05 de julho (sábado e domingo), das 13h às 18 horas, com 11 atrações.

Fundação Catarinense de Cultura promove contação de histórias no cinema do CIC

Com entrada é gratuita o evento será realizado um sábado por mês. O projeto apresentará histórias com temas diversos, como bruxas e fadas.

Prefeitura de Florianópolis apresenta projeto da Praça Senhor Jesus dos Passos

Com 1.940 m², nova área de lazer do Centro de Florianópolis retratará história do local e das tradições religiosas que se fundem com a colonização da ilha.

Leia mais notícias

Comente a notícia




Guia de Serviços
Cadastre sua empresa

CANAIS COLUNISTAS NOSSOS SITES PARCEIROS
NOTÍCIAS
TURISMO
PASSEIO VIRTUAL
FUTEBOL
CIDADES
PRAIAS
MAPAS
DIVERSÃO
VÍDEOS
CULTURA
FOTOS

PAULO LUÍS CORDEIRO
LUIZA GUTIERREZ
ANDRÉIA DE MARCHI
CP GOMES
HELDER CALDEIRA
JEFF SEVERINO
PATRICIA RAMOS
JESSICA KRIEGER
JOSÉ CAJAÍBA

TRIP NEWS BRASIL
CAFÉ COM POLENTA
RESENHA DIGITAL
RÁDIO MAIS FLORIPA
SPORTSC
CINE RESENHA
FENAOSTRA
BEM GATA

SOCIAL MEDIA

GOOGLE+
TWITTER
YOUTUBE
FACEBOOK

FOLHA DO NORTE DA ILHA
AVESSO TV
INOVAR SC
PRIMERTV

SERVIÇOS

CLUBE DOS AMIGOS
FALE CONOSCO

AG PORTAL

Portal Associado

 
Direitos Reservados (c) 1998-2015 - Portal da Ilha Comunicações Ltda. | Fale com a redação: +55 (48) 3091-2588 - imprensa@portaldailha.com.br