Nome:

Email:
Mensagem:

ECONOMIA

Volume de vendas acumulado no comércio varejista cresce menos que nos últimos anos em SC

Publicado em 17/01/2014 às 14:54:19

O resultado da Pesquisa do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em Santa Catarina, no acumulado de 12 meses, o volume de vendas cresceu 2,94%, diminuição de 0,24p.p. na comparação com outubro (onde o acumulado havia sido de 3,19%), e a receita nominal 11,14%, perda de 0,39p.p. na mesma comparação anterior, mostrando uma desaceleração nas vendas.



Siga o Portal da Ilha no Twitter e acompanhe também no Facebook

Volume de vendas acumulado no comércio varejista cresce menos que nos últimos anos em SC


Na comparação mensal, o volume de vendas cresceu 4,21% e a receita nominal 10,36%, ambos em novembro na comparação com outubro de 2013.

Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC), o processo de perda de folego do comércio no Estado e no Brasil continua se aprofundando. Em Santa Catarina, enquanto que em 2012 o volume de vendas crescia em média 8% ao ano, o dado acumulado nos últimos 12 meses foi de modestos 2,94%. Por trás desta desaceleração estão a expansão mais contida da renda das famílias, o aumento dos juros e o elevado nível de endividamento, sendo que os dois últimos estão trazendo uma expressiva desaceleração das concessões de crédito.

Para 2014, o cenário deve se estabilizar, com um pequeno crescimento em função da Copa do Mundo, porém não suficiente para recuperar as elevadas taxas de crescimento do setor que vigoravam até o ano de 2012.

Comércio no país tem seu nono crescimento mensal

Em novembro, na série com ajuste sazonal, o volume de vendas do comércio varejista do país cresceu 0,7% e a receita nominal, 1,1% em relação a outubro. O volume de vendas teve seu nono mês consecutivo de crescimento, enquanto a receita nominal se mantém em alta desde março de 2012.

Em relação a novembro de 2012, as variações foram de 7,0% para o volume e de 13,8% para a receita. Os acumulados no ano e nos últimos 12 meses, respectivamente, foram 4,3% e 4,4% para o volume de vendas e 12,0% e 11,9% na receita nominal.

O volume de vendas em Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceu 5,7% em relação a novembro de 2012 e continua exercendo o principal impacto (40%) sobre o varejo. Entretanto, a despeito do aumento do poder de compra da população, a atividade continua abaixo da média, refletindo os preços do setor que, nos últimos doze meses, cresceram acima da inflação.

Móveis e eletrodomésticos cresceu 9,1% sobre novembro de 2012 e exerceu a segunda maior influência no resultado do varejo (17%). Mesmo com as alíquotas de IPI para a linha branca e para móveis sendo gradualmente repostas desde outubro, o setor mostrou resultado superior à média, devido ao crescimento da renda.

Comércio varejista ampliado também cresce

O volume de vendas do comércio varejista ampliado – que inclui os setores de material de construção e veículos automotores, além do varejo tradicional – cresceu 5,7% em relação a novembro de 2012, mais que o dobro da taxa observada em outubro (2,2%).

Esse desempenho foi afetado pelo aumento do ritmo das vendas de veículos, motos, partes e peças: 3,3% sobre novembro do ano passado, depois de cair 4,4% em outubro. Tal comportamento pode ser atribuído à antecipação de compras diante da expectativa de reposição parcial das alíquotas de IPI a partir de janeiro de 2014. O varejo ampliado acumula altas de 1,5% no ano e de 2,0% nos últimos 12 meses.

Volume de vendas acumulado no comércio varejista cresce menos que nos últimos anos em SC







Avaí goleia o Internacional e faz a festa na Ressacada

30/08 | Esportes
Com grande atuação de Néstor Camacho e Léo Gamalho, o Leão vence o Internacional por 3 x 0.

Figueirense vence no Maracanã com gol de Marcão no último minuto

29/08 | Esportes
Furacão consegue um grande resultado contra o Vasco com Marcão marcando aos 48 minutos do segundo tempo.

São José recebe primeira etapa do Campeonato Catarinense de Duathlon

29/08 | Esportes
A competição será realizada neste domingo (30), a partir das 8h30min, na Beira-Mar de São José.

Avaí recebe o Internacional na Ressacada com novidades

29/08 | Esportes
O Leão da Ilha joga neste domingo (30) contra o Internacional, às 11 horas, no Estádio da Ressacada.

Figueirense Vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Vasco para manter a boa fase

29/08 | Esportes
O Furacão joga hoje, às 18h30min, contra o lanterna da competição, o Vasco da Gama. A partida será no Estádio do Maracanã.

Emerson volta à titularidade no Avaí e projeta duelo crucial com o Internacional

28/08 | Esportes
Mais do que nunca, só a vitória interessa para o Avaí no confronto deste domingo (30), diante do Internacional, na Ressacada. A equipe entrou no Z4 na rodada passada e precisa dos três pontos para sair dessa situação.