img

Florianópolis, 16/04/2024




CIDADES

Chuva diminui em Santa Catarina, mas segue o alerta para deslizamentos

Publicado em 22/09/2013


Jaqueline Noceti/Secom
Chuva diminui em Santa Catarina, mas segue o alerta para deslizamentos

Defesa Civil mantém o alerta para risco de deslizamentos de encostas e alagamentos.




A partir da tarde deste domingo, 22, a chuva diminui em Santa Catarina, variando de 5 mm a 15 mm, com picos pontuais de 20 mm no Vale do Itajaí, Planalto Norte, Litoral Norte, Grande Florianópolis e Planalto Sul. Durante a noite, a previsão é de muita nebulosidade.

Mesmo com a previsão de redução no volume de chuvas nas próximas horas, a Defesa Civil mantém o alerta para risco de deslizamentos de encostas e alagamentos. Os deslizamentos podem ocorrer nos municípios da Grande Florianópolis, Litoral e Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Sul, Meio-Oeste, Planalto e Litoral Sul. Já os alagamentos e inundações poderão ocorrer nas áreas com drenagem deficiente, especialmente no litoral, vulnerável aos efeitos da maré, e na Bacia do Rio Itajaí. Há também um alerta para inundações em Lages.

A Defesa Civil classificou em duas categorias os rios da Bacia do Itajaí: nível de emergência (Rio do Sul, Taió, Brusque e Benedito Novo) e nível de alerta (Blumenau, Rio do Oeste, Rio dos Cedros, Ibirama e Vidal Ramos).

Como foi a madrugada
Entre a noite de sábado e madrugada/manhã de domingo, ocorreram chuvas intensas especialmente em Rio do Campo (109mm), Monte Carlo (81mm), Coruá (78mm), Presidente Getúlio (66mm), Jaraguá do Sul (57mm), Ilhota (52mm), Alfredo Wagner (52mm),  Canoinhas (52mm), Porto União (51mm), Itajaí (51mm), Taió (50mm).

O volume de chuva nos últimos três dias são superiores à média esperada para todo o mês setembro. Os volumes mais significativos concentraram no Vale do Itajaí, Planalto Sul, Grande Florianópolis, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte, como Rancho Queimado (242mm), Rio do Campo (213mm), Ituporanga (194mm), Presidente Getúlio (189mm), Bom Jardim da Serra (186mm), Ponte Alta (180mm), Curitibanos (179mm), Timbó (161mm) e Schroeder (161mm).

As Barragens de Ituporanga e de Taió estão sendo operadas de forma a minimizar ao máximo o impacto das inundações em Rio do Sul e o risco de inundação em Taió, que está em cota de Alerta. As previsões de curto e curtíssimo prazo estão sendo elaboradas continuamente junto à Epagri/Ciram com o intuito de otimizar a operação das barragens.

A Barragem de Ituporanga está com 3 das 5 comportas fechadas, enquanto que a Barragem de Taió com 4 das 7 comportas fechadas. A Barragem Sul está com cerca de 65% da sua capacidade de armazenamento comprometida, enquanto que a Barragem de Taió cerca de 30%. Já a Barragem de José Boiteux está com as duas comportas fechadas.

Cidade

Ocorrência

Agrolândia

Chuvas, com 150 desalojados

Agronômica Chuva com 350 desalojados e 120 pessoas desabrigadas

Apiúna

Chuvas com 4 famílias em abrigos, escorregamentos diversos, queda de energia por tombamento de postes

Atalanta Chuva com 4 desalojados

Aurora

Chuva com 26 pessoas desabrigadas e estradas vicinais interditadas

Blumenau

23 abrigos, 1 deslizamento durante a madrugada (sem feridos) e rios em cota de alerta. A área norte da cidade está alagada

Bom Retiro

Chuvas com escorregamentos, BR-282 interditada no trecho entre Bom Retiro e Lages (km 135) e uma família de 8 pessoas isolada

Brusque

Deslizamentos

Camboriú

Chuvas com 1 família removida por deslizamento isolado

Campo Erê

Chuvas com tempestade com fortes ventos e granizo. Malha viária afetada

Caçador

Chuva com 3 pontos de deslizamento e queda de barreira na rodovia SC-302

Curitibanos

alagamentos

Gaspar

Chuva com um deslizamento interrompendo a entrada do bairro Macuco

Guaraciaba

Granizo com 60 casas atingidas 

Guaramirim

Chuva e granizo

Ilhota

Chuva com alagamentos e uma família desabrigada

Indaial

Chuva, com 3 famílias desalojadas e duas famílias desabrigadas

Ituporanga

Chuva com 143 pessoas desalojadas e 13 pessoas desabrigadas

Jaraguá do Sul

Granizo

Joinville

Chuva com algamentos pontuais controlados, queda de um muro sem danos e uma residência afetada

Lages

Chuva com deslizamentos isolados, 6 famílias desalojadas e o Rio Caveiras com cota de alerta

Lontras

Chuvas e 106 pessoas desalojadas

Pouso Redondo

Chuvas com 30 pessoas desalojadas

Presidente Getúlio

Chuvas com 208 pessoas desalojadas e 10 pessoas desabrigadas

Rio do Oeste

Chuva com 27 pessoas desalojadas e 180 desabrigadas

Rio do Sul

Chuvas com 1.050 pessoas desalojadas e 472 desabrigadas. A SC-350 está interditada

Rodeio

Quatro famílias desabrigadas

Saltinho

Granizo com 500 casas atingidas

Santa Terezinha do Progresso

Granizo com 300 casas atingidas

São José dos Cedros

Granizo com 80 casas atingidas

São Miguel do Oeste

Granizo com 4 comunidades atingidas

Serra Alta

Granizo com 60 casas atingidas

Taió

Chuvas e abrigos ativados

Tangará

Deslizamentos isolados

Timbó

Chuvas

Timbó Grande

Chuvas e interior do município isolado

Trombudo Central

Chuvas com 53 desalojados e 3 desabrigados

Urubici

Chuvas com alagamentos e cota de alerta

Videira

Chuvas com 5 pessoas desabrigadas por rompimento de tubulação

Força-tarefa
O governo do Estado de Santa Catarina montou uma força-tarefa para orientar e auxiliar a população. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para risco de alagamentos, deslizamentos e inundações. Os mapas meteorológicos indicam tempo instável com acúmulo de 300mm a 330 mm. Na prática isso representa que em três dias vai chover o dobro do esperado para o mês inteiro de setembro.

Nas regiões costeiras, os valores de marés elevados dificultam o escoamento das águas das chuvas para o mar. Podem ocorrer inundações pela maré astronômica de sizígia - ocorrem nas luas nova e cheia, quando são registradas as maiores preamares (maré alta) -e chuvas, especialmente nas madrugadas e tardes de sexta e de sábado. Entre domingo e segunda-feira a maré astronômica diminui, mas o vento sul pode continuar dificultando o escoamento das águas.

Orientações
Em caso de inundações e alagamentos, a Defesa Civil orienta a população a evitar o contato com a água e transitar em lugares alagados e pontes submersas. É importante tomar cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Em tempestades com descargas elétricas e vento, deve-se permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. É aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Quanto a possíveis deslizamentos de terra, deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

As defesas civis e órgãos estaduais das regiões Oeste, Litoral Sul e Planalto Sul, onde há maior confirmação de risco de alagamentos, já foram mobilizadas pela Defesa Civil estadual e estão preparadas para atender a população. “A equipe da Defesa Civil estadual está em estado de alerta e concentrada na previsão do tempo em todo o estado”, explica o diretor de Prevenção e Preparação da Defesa Civil, Fabiano de Souza.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade