img

Florianópolis, 24/04/2024




ARTIGOS

Engenheiro diz que uso do LED é a grande aposta para a iluminação pública

Publicado em 12/09/2013


Engenheiro diz que uso do LED é a grande aposta para a iluminação pública



A iluminação pública tem o objetivo de promover a segurança do cidadão e prolongar o convívio noturno nas cidades. Inevitável em longo prazo, o desenvolvimento de tecnologias que consomem menos energia elétrica e não carregam substâncias nocivas ao meio ambiente permitirá maior eficiência do serviço ao longo das décadas.

Solução que partiu da necessidade de evolução do setor de iluminação, o LED (Light Emission Diods, em português, diodos emissores de luz) possui diversas vantagens. Sua vida útil é considerável, se comparado às lâmpadas de descarga convencionais.Seu uso é apropriado para iluminação pública, pois resulta em grande economia de energia e diminuição no gasto de manutenção.

No caso de pontes, viadutos, túneis e grandes vias, a diminuição das interrupções do trânsito para troca de equipamentos favorece também a mobilidade urbana.

A tecnologia LED permite a reprodução das mais diversas tonalidades de cor branca com eficiência e qualidade, o que auxilia a visualização de obstáculos e feições.

Por sua luz não carregar raios IV e UV, não danifica materiais próximos ou atrai insetos. Luminárias de LED podem ser descartadas por meios normais, diferentemente das lâmpadas de descarga convencionais, que exigem descarte apropriado de alto custeio e que levam perigo a saúde. É apropriada para o uso com sistemas de telecomando e telecontrole, permitindo ainda maior economia e excelencia do serviço público de iluminação.

Tendo em vista todas essas vantagens, com a rápida queda nos preços e a melhora da potência, o LED estará cada dia mais viável financeiramente. Países da Europa, além dos EUA, possuem instalações públicas de LED energeticamente eficientes e esteticamente inovadoras. No Brasil, São Paulo e Florianópolis estão entre as cidades pioneiras na utilização da tecnologia na iluminação pública.

A mudança das lâmpadas de descarga de vapor de sódio de cor amarela para as de LED será gradativa, e deve começar por aquelas de maior potencia. A perspectiva é de que, ao longo dos próximos anos, a tecnologia LED seja uma realidade difundida nos espaços públicos de todo o país.  

Gilberto Vieira Filho
Engenheiro eletricista - Diretor da SQE LUZ









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...