img

Florianópolis, 16/04/2024




CIDADES

Biguaçu apoia regionalização do turismo

Publicado em 04/09/2013


Biguaçu apoia regionalização do turismo

O programa já foi discutido na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis (SDR), sendo que o município foi representado pela turismóloga Heloisa Fuji.




A Prefeitura de Biguaçu, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Secetul), aderiu ao Programa de Regionalização do Turismo (PRT), modelo de gestão descentralizada e participativa, no qual são estipuladas diretrizes políticas e operacionais para orientar o processo do desenvolvimento turístico, com foco na regionalização.

O Prefeito José Castelo Deschamps, e a Secretária da Secetul, Salete Orlandina Cardoso, percebendo o turismo como atividade econômica capaz de gerar postos de trabalho, promover uma melhor distribuição de renda e a inclusão social, assinaram o Termo de Adesão Voluntário ao PRT.

“Desta forma, estamos demonstrando o comprometimento da atual administração com o desenvolvimento da atividade turística do município”, explicou a Secretária Salete.

O PRT consiste em uma forma de construir um ambiente democrático, harmônico e participativo entre poder público, iniciativa privada, terceiro setor e comunidade, promovendo a integração e cooperação intersetorial, visando a atuação conjunta entre todos os envolvidos direta e indiretamente na atividade turística de uma determinada localidade.

Na SDR, o programa foi discutido com a participação dos consultores do Instituto Juazeiro, Renato Müller e Ana Speck, e pela presidente da Instância de Governança da Grande Florianópolis, Fernanda Alves.

A Instância de Governança representa uma organização com participação do poder público e da iniciativa privada dos municípios componentes das regiões turísticas, com o papel de coordenar o PRT em âmbito regional, compartilhando a escolha de prioridades e a participação na tomada de decisões.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...