Notícias

CIDADES

Prefeitura de São José mantém ponto de descarte de pneus


Publicado em 04/09/2013 às 15:35:54

O descarte irregular de pneus inservíveis pode causar sérios riscos ao meio ambiente e à saúde pública. Para reduzir estes danos, a Prefeitura de São José mantém um ponto de coleta para destinação ambientalmente adequada desses materiais.


Prefeitura de São José mantém ponto de descarte de pneus


 O Ecoponto localizado no bairro Jardim Cidade Florianópolis arrecada cerca de 2 mil pneus por semana. O local recebe o material descartado por borracheiros, recapadores e munícipes voluntários. 

A água parada presente nos pneus depositados em locais impróprios permite a reprodução do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue. Além da questão de saúde pública, um pneu pode demorar até 600 anos para se decompor naturalmente. Quando queimado ao ar livre, solta uma fumaça poluente e, lançado nos rios, pode atrapalhar o fluxo natural das águas, causando enchentes.

O material entregue no Ecoponto é repassado a Reciclanip, empresa sem fins lucrativos responsável pela destinação adequada dos pneus para a ação final. A parte considerada inútil é reaproveitada como combustível alternativo para as indústrias de cimento, fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Pode servir ainda como componente para fabricação de manta asfáltica e asfalto de borracha.

Local de Coleta

O Ecoponto está situado na rua rua Célio Veiga, 1160, bairro Jardim Cidade Florianópolis, em São José. Os proprietários interessados no descarte devem efetuar cadastro prévio no local. A recepção é realizada as terças e quintas-feiras, das 8h às 12h. Os pneus devem ser transportados e descarregados pelo depositante e não devem conter água acumulada em seu interior.



Publicidade


Mais lidas de hoje
Parceiros

Assinada ordem de serviço para início das obras revitalização do Balneário Guararema

Cidades
A empresa vencedora da licitação tem o prazo de cinco meses para finalizar os trabalhos

Atenção para as alterações no trânsito em Florianópolis durante o Carnaval

Comunidade
A Guarda Municipal de Florianópolis vai realizar alterações pontuais no trânsito da Capital entre os dias 5 e 9 de fevereiro, a fim de organizar o fluxo nas principais vias do centro da cidade e garantir mais segurança ao público durante o Carnaval.

Novo relatório das condições das praias aponta 123 locais próprios para banho

Geral
O relatório de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira, 5, pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), mostra que dos 211 pontos analisados, 123 estão próprios para banho.

RPM faz show de clássicos na Grande Florianópolis

Musica
Uma das principais bandas dos anos 1980, o RPM mostra que o rock nacional permanece vivo.

Segunda edição da Festa Errejota promete agitar o carnaval em Florianópolis

Variedades
A folia do feriado ficará completa quando o clima quente do Rio de Janeiro invadir a capital catarinense

PF inclui Lula e ex-ministros em investigação de suposta compra de MPs

Brasil
Além do ex-presidente, a PF também está investigando os ex-ministros Nelson Machado (Planejamento e Previdência), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), Miguel Jorge (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Erenice Guerra (Casa Civil) e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dyogo Henrique Oliveira.






1998-2015 (c) Portal da Ilha Comunicação Digital Ltda.
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil