img

Florianópolis, 25/04/2024




COMUNIDADE

Bike Anjo e ViaCiclo farão protesto por ciclista morta na Trindade

Publicado em 02/07/2013


Bike Anjo e ViaCiclo farão protesto por ciclista morta na Trindade



Ciclistas de Florianópolis e região, organizados pelo Bike Anjo Floripa e ViaCiclo (Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis), farão na próxima quinta (4), às 8h, uma manifestação em respeito à vida. A oportunidade será para um protesto pela morte da estudante de oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Lylyan Karlinski Gomes.

A ciclista morreu prensada contra a calçada, no último dia 1º, por um motorista de ônibus da empresa Insular na rótula da universidade, no bairro Trindade.A ciclista assassinada cumpria a lei de trânsito, ao se deslocar pelo bordo direito da via, no mesmo sentido do tráfego. Porém, o motorista do coletivo deixou de respeitar a distância obrigatória de 1,5m, como prevê o Código de Trânsito Brasileiro.

No momento do atropelamento, ainda houve tentativa de socorrê-la no Hospital Universitário, que fica a poucos metros do local, mas ela não resistiu aos ferimentos.

“Embora muito se tenha comentado sobre bicicleta nos últimos anos, nenhuma ciclovia ou ciclofaixa decente saiu na região da Bacia do Itacorubi conforme os ciclistas esperavam, incluindo a da Rodovia Admar Gongaza. Até mesmo as ciclofaixas do Centro ficaram aquém do que prediziam os seus projetos originais”, salienta Thaís Suzana Schadech, ciclista do Bike Anjo. Ela conta ainda que “a imprudência e culpa do motorista de ônibus é indiscutível, por isso, estamos lutando para que o crime seja registrado como homicídio”.

Em protesto, os ciclistas fecharão a rótula da UFSC por tempo indeterminado. Os acessos ao Hospital Universitário serão respeitados e não serão fechados. A expectativa do grupo é seguir de lá para a garagem da empresa Insular exigindo punição ao motorista responsável. Outra reivindicação do grupo é que os motoristas passem por reeducação de aulas de trânsito para que possam aprender a ter melhor convivência com os ciclistas da cidade.

Thaís Schadech ressalta que ainda não houve avanço em relação ao comportamento dos condutores de veículos coletivos no trânsito. “Há 4 meses, no dia 1º de março, fui atropelada por um motorista de ônibus, no sul da Ilha”, lembrou.

Quatro dias depois, os ciclistas fizeram uma manifestação conscientizadora no Terminal de Integração do Rio Tavares (TIRIO) a fim de orientar para um respeito às leis de trânsito. “Contudo, as empresas sequer se manifestaram sobre reeducação de seus motoristas. Isso precisa acabar, pedestres e ciclistas precisam ser respeitados, são vidas antes de tudo”, salienta.

Para que as ações de reciclagem sejam atendidas, os ciclistas pedem que o prefeito Cézar Souza Jr, dê imediato cumprimento ao item 16 do Termo de Compromisso com os Ciclistas, assinado durante a campanha eleitoral, que trata sobre a fiscalização e a qualificação do profissional condutor de veículo de transporte coletivo, visando a evitar conflitos entre ônibus e ciclistas, por meio de cursos práticos como os ministrados no município de São Paulo.

Com informações da ViaCiclo









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade