img

Florianópolis, 16/04/2024




POLITICA

Projeto de iniciativa popular em Florianópolis quer proibir exibição de cigarro

Publicado em 26/06/2013


Projeto de iniciativa popular em Florianópolis quer proibir exibição de cigarro



A proibição da exibição de embalagens, produtos e propagandas de cigarros e de outros derivados do tabaco em todos os pontos de venda da capital é o tema do primeiro projeto de lei de iniciativa popular de Florianópolis, apresentado à sociedade na noite de terça-feira (25), em uma cerimônia de lançamento no Sapiens Park, em Canasvieiras.

A Lei Orgânica de Florianópolis permite que o povo proponha projetos de lei à Câmara Municipal. Para isso, exige-se que a proposição seja subscrita por, no mínimo, 5% dos eleitores, o equivalente a 16 mil assinaturas. Até o momento, nenhuma proposta desse tipo foi apresentada ao Legislativo municipal.

O primeiro projeto de lei de iniciativa popular de Florianópolis é de autoria dos integrantes da Coordenadoria de Juventude da Prefeitura e de outras 18 entidades ligadas a causas juvenis na capital. Eles acreditam que, dentro de dois meses, conseguirão coletar as assinaturas necessárias para protocolar o projeto na Câmara de Vereadores.

A justificativa do projeto, segundo o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Jackson de Souza, é baseada em vários estudos que apontam que a publicidade dos produtos derivados de tabaco e a exposição para venda passam às crianças e aos adolescentes a ideia de que o cigarro é algo inofensivo e, como consequência, estimulam o vício.

“Noventa por cento (90%) dos consumidores começaram a fumar antes dos 19 anos, justamente por essa estratégia de colocar o cigarro ao lado de balas, chicletes, chocolates e outras guloseimas, dando uma conotação de que é algo benéfico, por conta das embalagens coloridas e atraentes. Nossa proposta visa coibir esta prática”, disse. Conforme Souza, isso já é realidade em diversos países ao redor do mundo, como os do Reino Unido, a Austrália e a Tailândia.

O coordenador de Juventude da Prefeitura de Florianópolis, Guilherme Pontes, destacou a importância da apresentação de projetos de iniciativa popular. “O nosso grande papel é esse: motivar e incentivar práticas de cidadania diferenciadas. Assim vamos além do voto, mudamos a cidade a partir de uma prática e de um projeto apresentado por nós









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade