img

Florianópolis, 23/04/2024




GERAL

Papel sint?tico feito de pl?stico reciclado ? novidade no mercado gr?fico

Publicado em 04/02/2009





Em breve, os setores gr?fico e de embalagem poder?o contar com mais uma inova??o. O j? conhecido papel sint?tico ganha mais um atributo de sustentabilidade e passa a ser produzido com pl?sticos reciclados. A inova??o desenvolvida pela Vitopel e UFSCar, com o aporte da Fapesp, j? conta com patente registrada.

O produto utiliza a tecnologia dos filmes de polipropileno biorientado (BOPP) – filmes plásticos que são usados em rótulos, embalagens de biscoitos, salgadinhos, pet food, na indústria gráfica, entre outras aplicações – porém contendo diferentes tipos de polímeros em sua composição.

O resultado é um material resistente, com aspecto diferenciado, similar ao do papel “couché”. O grande diferencial da inovação é que não há no mundo outra tecnologia desenvolvida para usar diferentes plásticos reciclados - como o PP, PE, PVC, EVA – na composição do papel sintético. Vindo de garrafas descartadas, embalagens, frascos plásticos usados, entre outros, o material resulta em uma mistura homogênea, perfeita para a produção do filme. Graças a esse diferencial no desenvolvimento, o produto conquistou uma patente, depositada em nome dos três parceiros envolvidos: Vitopel, UFSCar e FAPESP.

O projeto, que levou cerca de três anos para ser desenvolvido, é fruto dos esforços da Vitopel e do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (DEMa – UFSCar). A Vitopel e a maior companhia latino-americana, e terceira no mundo, na produção de filmes flexíveis biorientados. Os pesquisadores da universidade desenvolveram as formulações contendo material plástico descartado pós-consumo.

Além do fornecimento da matéria-prima para o desenvolvimento, a Vitopel aprimorou as formulações originais e agregou a tecnologia para o desenvolvimento de filmes multicamadas, com tratamento que oferece ao produto final características como uma espessura mais fina, e ao mesmo tempo mais resistente, capaz de proporcionar barreiras à umidade, odores, etc. A parceria conta ainda com aporte da FAPESP.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade