img

Florianópolis, 23/04/2024




COMUNIDADE

SOS Desaparecidos: ações no Dia Internacional da Criança Desaparecida

Publicado em 24/05/2013


SOS Desaparecidos: ações no Dia Internacional da Criança Desaparecida



Neste sábado, dia 25 de maio, será marcado pela esperança e O dia em destaque não é motivo de festa nem de júbilo, ao contrário,este dia representa a esperança que milhares de mães e pais têm de reencontrarem seus filhos ausentes e/ou desaparecidos, bem como refletirmos sobre este problema que assola 200 mil famílias todos os anos no Brasil e aproximadamente 3 mil só em Santa Catarina.

A data foi escolhida porque em 25 de maio de 1979, Etan Patz, de 6 anos, desapareceu a caminho da escola, nas ruas Nova Iorque. Lamentavelmente ele nunca foi encontrado, mesmo com a polícia indicando um suspeito. O desaparecimento de Etan foi o primeiro de numerosos casos de destaque nos Estados Unidos, o que deu origem à colocação de imagens de crianças desaparecidas nas embalagens de leite e, finalmente, ao Dia Internacional de Crianças Desaparecidas.

A Global Missing Children’s Network existe desde 1998. Fundada nos Estados Unidos, é popularmente conhecida como Missing Kids. Hoje, a rede tem como membros Itália, Bélgica, Argentina, Irlanda, México, Grécia, Canadá, Reino Unido, Romênia, Austrália e Brasil. O SOS Desaparecidos, programa desenvolvido pela Polícia Militar de Santa Catarina, foi criado em 24 de outubro de 2012.

Diversas pessoas já foram encontradas e milhares de famílias de várias partes do Brasil e do mundo encontram conforto, assistência profissional e orientações sobre pessoas desaparecidas. A Coordenadoria de Pessoas Desaparecidas da PMSC é a única entre as Polícias Militares do Brasil a realizar esse tipo de trabalho e possui equipe exclusiva e especializada em desaparecimento de pessoas, priorizando as crianças e adolescentes.

A PMSC está lançando na semana que antecede o Dia Internacional da Criança Desaparecida, uma série de ações para ajudar na ampla divulgação das fotos de desaparecidos e prevenção ao problema.

Segue a programação e ações:
 
- Palestras e ações de prevenção ao desaparecimento de pessoas (inicia dia 20 de maio de 2013, no largo da alfândega em Florianópolis e depois viaja durante o ano em vários municípios e festas populares do estado)
 
- Seminário Nacional sobre Desaparecimento de Pessoas: Dias 26 e 27 de setembro em Florianópolis (previsão).
 
- Divulgação a todas as unidades policias do estado das orientações e protocolos de atendimento a um desaparecimento: Dia 21 de meio de 2013.
 
- Ajudando com estrutura as famílias de desaparecidos a colher assinaturas para encaminhamento de uma lei de iniciativa popular e que faz alterações na legislação vigente, visando o combate e resposta ao problema do desaparecimento: inicia dia 20 de maio e continua durante o ano. Detalhes do ´projeto no site: www.abaixoassinadobrasil.com.br








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade