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Florianópolis, 25/04/2024




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Ponte Hercílio Luz completa hoje 87 anos

Publicado em 13/05/2013


Ponte Hercílio Luz completa hoje 87 anos



O governo catarinense entregou, no dia 13 de maio de 1926, ao tráfego de veículos e pedestres a ligação rodoviária entre a Ilha de Santa Catarina e o Continente, uma gigantesca obra de engenharia, calculada pelo governador Hercílio Luz como a solução para os problemas de integração entre a capital, até então restrita à parte insular, e as demais regiões do Estado.

 

A Ponte Hercílio Luz tem extensão total de 821,005 metros, sendo formada pelos viadutos de acesso do Continente, com 222,504 metros, da ilha, com 259,080 metros, e pelo vão central pênsil com extensão de 339,471 metros, composta por 28 vãos no total, 2 torres principais e 12 torres secundárias. A altura das torres principais é de 74,210 metros. A altura do vão pênsil em relação ao nível de maré média é de 30,86 metros.A carga total nas cadeias de barras de olhal é de 4.000 toneladas-força.
 
A recuperação integral da Ponte Hercílio Luz exige de todos, governo, iniciativa privada, organizações não-governamentais, veículos de comunicação, o empenho fundamental para que as dificuldades sejam superadas. A mobilização pelo término das obras relaciona-se com a importância cultural do monumento histórico e também à possibilidade, em médio prazo, de a ponte incorporar a estrutura de um metrô de superfície ou equipamento similar, iniciativa que, se implantada, proporcionará mais condições para a mobilidade urbana na capital catarinense, tão prejudicada nos últimos anos pelo excesso de veículos em circulação.
 
Interdições da Ponte
 
Foi interditada totalmente ao tráfego em 22 de janeiro de 1982, quando ainda absorvia 43,8% do total do tráfego, ou seja, 27.345 veículos por dia, alcançando em horários de pico, a marca de 2.250 veículos por hora.
 
O DER/SC, naquele dia, fechou a Ponte ao tráfego de veículos e pedestres devido às precárias condições em que se encontrava, decorrente de deterioração das barras de olhal, com base no laudo técnico nº 16.177 do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo S/A - IPT, em perícia realizada em 03/12/1981.
 
Em 15 de março de 1988, a Ponte Hercílio Luz foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal. Em fevereiro de 1990, foi apresentada pela Cerne Engenharia e Projetos e Construtora Roca Ltda. o Relatório da Primeira Etapa da Análise da Viabilidade da reabertura ao tráfego da Ponte Hercílio Luz.
 
Em 4 de julho de 1991, a Ponte Hercílio Luz foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego e retirado o piso asfáltico do vão central, resultado num alívio de peso da ordem de 400 toneladas, não tendo sido mais aberta ao tráfego até os dias de hoje.
 
Incertezas
 
Há muitas incertezas quanto a capacidade do governo em terminar a reforma completa da Ponte Hercílio Luz. A população de Florianópolis não acredita mais na possibilidade de se colocar novamente a Velho Senhora, como parte integrante de uma via de ligação ilha-continente. Existem várias idéias, como a da passagem de uma linha de monotrilho sobre a ponte - algo inusitado e até mesmo estranho do ponto de vista prático.








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