Portal da Ilha no Youtube Portal da Ilha no Facebook Portal da Ilha no Google+ Portal da Ilha no Twitter


Capa do Portal da Ilha




Notícias

CIDADES

Ponte Hercílio Luz completa hoje 87 anos

Publicado em 13/05/2013 às 08:45:59

O governo catarinense entregou, no dia 13 de maio de 1926, ao tráfego de veículos e pedestres a ligação rodoviária entre a Ilha de Santa Catarina e o Continente, uma gigantesca obra de engenharia, calculada pelo governador Hercílio Luz como a solução para os problemas de integração entre a capital, até então restrita à parte insular, e as demais regiões do Estado.


Ponte Hercílio Luz completa hoje 87 anos

 

A Ponte Hercílio Luz tem extensão total de 821,005 metros, sendo formada pelos viadutos de acesso do Continente, com 222,504 metros, da ilha, com 259,080 metros, e pelo vão central pênsil com extensão de 339,471 metros, composta por 28 vãos no total, 2 torres principais e 12 torres secundárias. A altura das torres principais é de 74,210 metros. A altura do vão pênsil em relação ao nível de maré média é de 30,86 metros.A carga total nas cadeias de barras de olhal é de 4.000 toneladas-força.
 
A recuperação integral da Ponte Hercílio Luz exige de todos, governo, iniciativa privada, organizações não-governamentais, veículos de comunicação, o empenho fundamental para que as dificuldades sejam superadas. A mobilização pelo término das obras relaciona-se com a importância cultural do monumento histórico e também à possibilidade, em médio prazo, de a ponte incorporar a estrutura de um metrô de superfície ou equipamento similar, iniciativa que, se implantada, proporcionará mais condições para a mobilidade urbana na capital catarinense, tão prejudicada nos últimos anos pelo excesso de veículos em circulação.
 
Interdições da Ponte
 
Foi interditada totalmente ao tráfego em 22 de janeiro de 1982, quando ainda absorvia 43,8% do total do tráfego, ou seja, 27.345 veículos por dia, alcançando em horários de pico, a marca de 2.250 veículos por hora.
 
O DER/SC, naquele dia, fechou a Ponte ao tráfego de veículos e pedestres devido às precárias condições em que se encontrava, decorrente de deterioração das barras de olhal, com base no laudo técnico nº 16.177 do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo S/A - IPT, em perícia realizada em 03/12/1981.
 
Em 15 de março de 1988, a Ponte Hercílio Luz foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal. Em fevereiro de 1990, foi apresentada pela Cerne Engenharia e Projetos e Construtora Roca Ltda. o Relatório da Primeira Etapa da Análise da Viabilidade da reabertura ao tráfego da Ponte Hercílio Luz.
 
Em 4 de julho de 1991, a Ponte Hercílio Luz foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego e retirado o piso asfáltico do vão central, resultado num alívio de peso da ordem de 400 toneladas, não tendo sido mais aberta ao tráfego até os dias de hoje.
 
Incertezas
 
Há muitas incertezas quanto a capacidade do governo em terminar a reforma completa da Ponte Hercílio Luz. A população de Florianópolis não acredita mais na possibilidade de se colocar novamente a Velho Senhora, como parte integrante de uma via de ligação ilha-continente. Existem várias idéias, como a da passagem de uma linha de monotrilho sobre a ponte - algo inusitado e até mesmo estranho do ponto de vista prático.

Ponte Hercílio Luz completa hoje 87 anos



Leia mais
 
Florianópolis entra na rota de passagem da chama olímpica do Jogos de 2016 no Rio

O anuncio confirmando a cidade no revezamento da tocha foi feito pelo Comitê Organizador dos Jogos em Brasília, nesta sexta-feira (3). A jornada da chama olímpica no Brasil começará em data ainda a ser decidida, entre abril e maio de 2016.

Obras do Mercado Público Municipal do Continente está em ritmo acelerado

Prefeitura de Florianópolis realiza a revitalização e adequação do antigo terminal de ônibus desativado do Jardim Atlântico, que dará lugar ao Mercado Público do Continente. O cronograma de execução dos trabalhos está dentro do esperado. O prazo previsto para a inauguração é dezembro deste ano.

Nova geração do surfe catarinense se enfrenta neste fim de semana em Balneário Camboriú

Tudo pronto para mais um grande confronto entre os melhores surfistas amadores do estado, na terceira etapa do Circuito Catarinense Oceano de Surf Amador 2015, que será realizado neste sábado e domingo, a partir das 08:00 horas, na Praia Central de Balneário Camboriú.

Biguaçu é convidada para receber a Tocha Olímpica das Olimpíadas de 2016

Biguaçu poderá sentir de perto a emoção dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro 2016. A cidade poderá ser incluída no percurso da tocha olímpica, que percorrerá cerca de 300 municípios do país e deverá ser conduzida por mais de 12.000 pessoas até chegar a cidade do Rio de Janeiro.

Florianópolis intensifica abordagens a moradores de rua

O primeiro semestre de 2015 foi marcado por intenso trabalho na Secretaria de Assistência Social. Um relatório mostrou que o número de abordagens de rua até maio deste ano já chegou a quase 41% em relação aos números do ano passado. Sendo que em 2014 foram feitas 946 abordagens e neste ano, em apenas cinco meses, 389.

Restauração da Casa de Câmara e Cadeia entra em nova fase

As obras de restauração integral do prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia, que será reaberta ao público como Museu da Cidade, entraram, esta semana, na fase de instalação dos forros.

Intertemporada do Floripa Futsal segue com trabalho intenso

Depois de uma semana intensa de trabalhos físicos, o elenco do Floripa treinou com bola na tarde desta sexta-feira. A equipe segue em intertemporada visando a segunda fase da Liga Nacional.

Especialista orienta a melhor forma para ter uma gravidez bem sucedida após os 35 anos

A Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Dra. Maria Elisa Noriler, explica quais os riscos e cuidados que devem ser tomados após decidir ter filhos mais tarde.

Orquestra Unisul leva ópera à igreja Nossa Senhora do Rosário

A Orquestra Unisul fará uma apresentação na quarta-feira, 8, a Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no centro de Florianópolis, a partir das 20 horas.

Uma manezinha na Polinésia Francesa: côsa linda!

Do outro lado do planeta, rola uma festa pra lá de Bagdá. Até 18 de julho, o Heiva 2015 agita o Taiti com centenas de músicos, 15 grupo de danças exóticas e competições de esportes pouco conhecidos no Brasil como a Canoa polinésia.

Leia mais notícias

Comente a notícia




Guia de Serviços
Cadastre sua empresa

CANAIS COLUNISTAS NOSSOS SITES PARCEIROS
NOTÍCIAS
TURISMO
PASSEIO VIRTUAL
FUTEBOL
CIDADES
PRAIAS
MAPAS
DIVERSÃO
VÍDEOS
CULTURA
FOTOS

PAULO LUÍS CORDEIRO
LUIZA GUTIERREZ
ANDRÉIA DE MARCHI
CP GOMES
HELDER CALDEIRA
JEFF SEVERINO
PATRICIA RAMOS
JESSICA KRIEGER
JOSÉ CAJAÍBA

TRIP NEWS BRASIL
CAFÉ COM POLENTA
RESENHA DIGITAL
RÁDIO MAIS FLORIPA
SPORTSC
CINE RESENHA
FENAOSTRA
BEM GATA

SOCIAL MEDIA

GOOGLE+
TWITTER
YOUTUBE
FACEBOOK

FOLHA DO NORTE DA ILHA
AVESSO TV
INOVAR SC
PRIMERTV

SERVIÇOS

CLUBE DOS AMIGOS
FALE CONOSCO

AG PORTAL

Portal Associado

 
Direitos Reservados (c) 1998-2015 - Portal da Ilha Comunicações Ltda. | Fale com a redação: +55 (48) 3091-2588 - imprensa@portaldailha.com.br