img

TECNOLOGIA

FISL14 abre inscrições para Grupos de Usuários

Publicado em 08/05/2013


Já estão abertas as inscrições para os Grupos de Usuários (GUs) que desejem participar do 14º Fórum Internacional Software Livre. O cadastro pode ser feito diretamente no link http://www.lliure.com.br/gufisl14/ ou na página http://fisl.org.br, no link Grupos de Usuários.


Até o dia 05/06, haverá 36 vagas disponíveis para a área dos Grupos de Usuários durante o fisl14. Na área total, de 393m², mesas com pontos elétricos e de internet para até dois equipamentos servirão como base de operações para as comunidades, que poderão divulgar suas iniciativas, trocar experiências com o público visitante, demais grupos e instituições patrocinadoras do evento.

Os Grupos de Usuários são as bases da comunidade Software Livre, pois o próprio embrião do movimento surgiu de um grupo de programadores que eram contra a transformação dos códigos-fonte de empresas em segredos comerciais, criando, assim, a filosofia “free-software”. Hoje em dia, os grupos de usuários ainda conservam a intenção de desenvolver e promover coletivamente uma "causa" livre, e defendê-la, propagando distribuições de sistemas operacionais GNU/Linux, como Debian Brasil, Ubuntu-BR, Fedora Brasil, Pandorga GNU/Linux, ou outro sistema operacional livre, como OpenBSD-BR, FUG-BR (FreeBSD), ou uma linguagem favorita, como Python, Java ou Ruby ou, ainda coletivos que se identifiquem com aspectos específicos, como como o /MNT - Mulheres na Tecnologia, o TchêLinux, o Texto Livre, o Coletivo Cirandase. Todos estes Grupos de Usuários já estiveram presentes em edições anteriores do FISL.

Os critérios de avaliação para inscrição de um GUs são:

- A indicação de no mínimo 4 (quatro) representantes que estarão presentes no evento, dois como participantes e dois como expositores.
- Possuir site, blog e/ou lista de discussão com informações sobre o grupo ou comunidade e que possibilite agregar novos membros.
- Demonstrar contribuição contínua para o desenvolvimento do projeto, de tecnologias livres e de código aberto, para o qual o grupo foi criado.
- Enviar informações completas do formulário de inscrição com nome, missão, descrição, links e logo do grupo, bem como dados de todos os seus integrantes.

Mais informações podem ser obtidas no regulamento para a inscrição de GUS, disponível no endereço http://softwarelivre.org/fisl14/o-evento/regulamento-gus