img

Florianópolis, 25/04/2024




CIDADES

Creche em Florianópolis produzirá sua própria eletricidade

Publicado em 08/05/2013


Creche em Florianópolis produzirá sua própria eletricidade



Geração de eletricidade por meio de energia fotovoltaica, aquecimento de água potável por energia solar e aproveitamento da água de chuva. Essa combinação faz parte da estrutura da nova creche da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, que será construída na via expressa sul, Rodovia Jorge Lacerda, na Costeira do Pirajubaé.

A assinatura de ordem de serviço vai ocorrer nesta sexta-feira, dia 10 de maio, às 10 horas da manhã. A unidade terá capacidade média para 200 crianças em tempo integral. A obra, orçada em R$ 3 milhões 749 mil, tem previsão para estar concluída em um ano. A empresa vencedora da licitação é a Progredior. A Creche será erguida em um terreno de quase 12 mil metros quadrados, situado às margens da Via Expressa Sul, na Rodovia Jorge Lacerda, cedido pela Secretaria do Patrimônio da União.

O prédio, com 1.182 m², abrigará 10 salas de atividades infantis com varandas pergoladas feitas de madeira de pinus autoclavado, pátio coberto, refeitório com varanda, banheiros e outros espaços com acessibilidade. No projeto há dois pequenos bosques com espécies nativas, horta e parques infantis com madeira certificada, material de origem de manejamento correto que não degrada o meio ambiente (em uma área do tamanho de um campo de futebol, de duas a três arvores podem ser retiradas a cada ciclo de 25 a 30 anos).

Será feito um teto vivo, com a colocação de vegetação sobre a cobertura do prédio. A unidade terá também piso drenante, que absorve a água de chuva, reduzindo a velocidade com que ela escoa para as galerias.

Energia fotovoltaica

A rede municipal de ensino, de forma inédita, fará utilização da energia do sol para gerar eletricidade através da energia fotovoltaica. Este sistema vai tornar a creche autossuficiente em relação ao consumo de eletricidade. A energia fotovoltaica é obtida por intermédio da conversão direta da luz do sol em eletricidade. No caso da creche, esta energia será captada por painéis solares de silício amorfo.

Captação da água da chuva

A creche terá também um sistema de aquecimento de água por energia solar, composto de coletores (placas) e reservatório térmico (Boiler). Os coletores serão responsáveis pela absorção da radiação solar. Esse calor, por sua vez, será transferido para a água que circulará no interior do equipamento, seguindo para o reservatório térmico. A água poderá ser utilizada em chuveiros, cozinha e lavanderia.

Iluminação natural

A creche contará ainda com domus ventilados feitos de lâmina acrílica prismática no teto da circulação coberta, permitindo iluminação natural refratada de forma homogênea durante grande parte do dia. Mantas isolantes de subcobertura e forro acústico de lã de vidro darão maior conforto térmico e acústico ao pátio central e circulação coberta.

 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade