Portal da Ilha no Youtube Portal da Ilha no Facebook Portal da Ilha no Google+ Portal da Ilha no Twitter
Capa do Portal da Ilha


Notícias

GERAL

Bienal Internacional do Livro em São Paulo atrai público infantil

Publicado em 11/08/2012 às 20:20:24

A 22ª Bienal Internacional do Livro espera receber 800 mil visitantes, boa parte deles composta por crianças. Somente da rede estadual de ensino paulista, 20 mil alunos de 466 escolas irão em 500 ônibus para a feira. O objetivo principal das excursões escolares é despertar, no público infantil, o gosto pela leitura.


 

No Brasil, a média de livros lidos por crianças e adolescentes é superior à dos adultos, como mostrou pesquisa feita pelo Ibope para o Instituto Pró-Livro, em parceira com a Câmara Brasileira do Livro (CBL). A média geral anual de leitura em 2011 foi quatro livros por brasileiro; a faixa etária de 5 a 10 anos leu 5,4 livros; a de 11 a 13 anos leu 6,9 livros e de 14 a 17 anos, 5,9 livros.

Para o diretor da CBL, Mansur Bassit, o contato das crianças com os livros tem um importante papel na formação de novos leitores no país. “É de pequeno que a gente começa a motivar, estimular a descoberta do mundo, da imaginação, o poder criativo e o mundo mágico que o livro traz”, observou.

Na capital paulista, a CBL tem um programa em parceria com a Secretaria Municipal de Ensino chamado Minha Biblioteca, no qual cada criança recebe dois livros por ano e, ao final do ensino fundamental, terá formado a sua própria biblioteca com 18 livros. “É um esforço conjunto, um trabalho de formação de professores e conscientização da família”, explicou Bassit.

Maria José Coelho, professora e coordenadora da Escola Estadual Daily Resende Fonseca, que fica na zona norte da capital paulista, acompanhou a excursão da turma da 4ª série pela bienal nesta semana. Ela acredita que a criança leitora desenvolve a capacidade de se comunicar e escrever melhor, além de expandir o senso crítico. “É a formação de um cidadão. Acredito que a leitura é a base para tudo”, avaliou.

Para ela, a bienal serve de complemento no despertar do interesse pela leitura, mas a escola precisa ser a maior responsável por esse trabalho. “Desde os primeiros anos, os alunos são incentivados por rodas de leituras, bibliotecas, empréstimos de livros e pelos professores que contam histórias todos os dias. É um trabalho de formação de leitores intenso”, conta. A professora disse que, durante suas aulas, foca seu trabalho em autores de clássicos infantis como Rute Rocha, Eva Furnari, Monteiro Lobato, Ziraldo e Ana Maria Machado.

Felipe Freitas, de 10 anos, aluno da escola Daily Resende, é um exemplo do trabalho desenvolvido pelos professores para criar o hábito da leitura entre as crianças. Ele se diz apaixonado por leitura, tanto que leu dez livros este ano por meio da roda de livros organizada pela sua escola. Na bienal, ele aproveitou o vale-livro no valor de R$ 20, fornecido pelo governo do estado, para comprar duas revistas e um livro.

Fã da escritora brasileira Ana Maria Machado, Gabriela Batista, de 10 anos, contou que um dos livros mais marcantes que leu foi A Viagem de Théo, de Catherine Clement. A história do garoto que adoece e é levado pela tia para uma viagem pelo mundo encantou Gabriela, que leu as 632 páginas do livro em apenas uma semana. Ao visitar a bienal pela primeira vez, a pequena leitora mostrou-se encantada pela grande quantidade de títulos à venda no evento. “O que mais gostei aqui foi da variedade”, disse.

A bienal ocorre no Pavilhão de Exposições do Anhembi. O horário de visitação é das 10h às 22h, de 9 a 18 de agosto. No dia de encerramento, 19 de agosto, a feira vai funcionar das 10h às 20h, com entrada até as 18h.


Com informações de Agencia Brasil
Bienal Internacional do Livro em São Paulo atrai público infantil


Qual o serviço que você procura?




Leia mais
Figueirense pronto para enfrentar a Ponte Preta no Orlando Scarpelli

Furacão do Estreito joga contra a Macaca, hoje, às 16 horas e contará com o meia Carlos Alberto do novo contratado, Celsinho, e a volta do atacante Clayton entre os relacionados.

Avaí pega a estrada para buscar uma vitória contra o Joinville

Leão da Ilha entra em campo na Arena Joinville, hoje às 16 horas, e poderá promover a estreia do seu novo contratado, o paraguaio Nestor Camacho.

Teliana Pereira faz história e conquista o Brasil Tennis Cup em Florianópolis

A brasileira Teliana Pereira é a grande campeã do Brasil Tennis Cup 2015, realizado entre os dias 25 de julho e 1 de agosto, nas quadras de saibro do Costão do Santinho Resort, em Florianópolis.

Florianópolis é campeã de xadrez nos Joguinhos Abertos de SC

Depois de horas de concentração e dedicação em batalhas disputadas em silêncio, a equipe masculina de xadrez da Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis garantiu o troféu de campeão geral da modalidade, nos Joguinhos Abertos de SC, em Itajaí.

Fenaostra não terá ambulantes licenciados pela Prefeitura de Florianópolis

Não haverá credenciamento de ambulantes para a edição da Fenaostra deste ano. Com isso, fica proibida a venda de qualquer gênero alimentício ou bebida nas imediações do CentroSul entre os dias 16 e 20 de setembro. Fiscais da SESP estarão no local para garantir o cumprimento desta diretriz.

Quatro brasileiros avançam para a próxima fase US Open na WSL

Quatro brasileiros se classificaram para as oitavas de final do Vans US Open of Surfing, que serão disputadas neste sábado a partir das 7h30 na Califórnia, 11h30 pelo fuso horário de Brasília.

Leia mais notícias

Comente a notícia



Guia de Serviços
Cadastre sua empresa





CANAIS COLUNISTAS NOSSOS SITES PARCEIROS
NOTÍCIAS
TURISMO
PASSEIO VIRTUAL
FUTEBOL
CIDADES
PRAIAS
MAPAS
DIVERSÃO
VÍDEOS
CULTURA
FOTOS

PAULO LUÍS CORDEIRO
LUIZA GUTIERREZ
ANDRÉIA DE MARCHI
CP GOMES
HELDER CALDEIRA
JEFF SEVERINO
PATRICIA RAMOS
JESSICA KRIEGER
JOSÉ CAJAÍBA

TRIP NEWS BRASIL
CAFÉ COM POLENTA
RESENHA DIGITAL
RÁDIO MAIS FLORIPA
SPORTSC
CINE RESENHA
FENAOSTRA
BEM GATA

SOCIAL MEDIA

GOOGLE+
TWITTER
YOUTUBE
FACEBOOK

FOLHA DO NORTE DA ILHA
AVESSO TV
INOVAR SC
PRIMERTV

SERVIÇOS

CLUBE DOS AMIGOS
FALE CONOSCO

AG PORTAL

Portal Associado

Direitos Reservados (c) 1998-2015 - Portal da Ilha Comunicações Ltda. | Fale com a redação: +55 (48) 3091-2588 - imprensa@portaldailha.com.br