Portal da Ilha no Youtube Portal da Ilha no Facebook Portal da Ilha no Google+ Portal da Ilha no Twitter


Capa do Portal da Ilha




Notícias


GERAL

Bienal Internacional do Livro em São Paulo atrai público infantil

Publicado em 11/08/2012 às 20:20:24

A 22ª Bienal Internacional do Livro espera receber 800 mil visitantes, boa parte deles composta por crianças. Somente da rede estadual de ensino paulista, 20 mil alunos de 466 escolas irão em 500 ônibus para a feira. O objetivo principal das excursões escolares é despertar, no público infantil, o gosto pela leitura.


 

No Brasil, a média de livros lidos por crianças e adolescentes é superior à dos adultos, como mostrou pesquisa feita pelo Ibope para o Instituto Pró-Livro, em parceira com a Câmara Brasileira do Livro (CBL). A média geral anual de leitura em 2011 foi quatro livros por brasileiro; a faixa etária de 5 a 10 anos leu 5,4 livros; a de 11 a 13 anos leu 6,9 livros e de 14 a 17 anos, 5,9 livros.

Para o diretor da CBL, Mansur Bassit, o contato das crianças com os livros tem um importante papel na formação de novos leitores no país. “É de pequeno que a gente começa a motivar, estimular a descoberta do mundo, da imaginação, o poder criativo e o mundo mágico que o livro traz”, observou.

Na capital paulista, a CBL tem um programa em parceria com a Secretaria Municipal de Ensino chamado Minha Biblioteca, no qual cada criança recebe dois livros por ano e, ao final do ensino fundamental, terá formado a sua própria biblioteca com 18 livros. “É um esforço conjunto, um trabalho de formação de professores e conscientização da família”, explicou Bassit.

Maria José Coelho, professora e coordenadora da Escola Estadual Daily Resende Fonseca, que fica na zona norte da capital paulista, acompanhou a excursão da turma da 4ª série pela bienal nesta semana. Ela acredita que a criança leitora desenvolve a capacidade de se comunicar e escrever melhor, além de expandir o senso crítico. “É a formação de um cidadão. Acredito que a leitura é a base para tudo”, avaliou.

Para ela, a bienal serve de complemento no despertar do interesse pela leitura, mas a escola precisa ser a maior responsável por esse trabalho. “Desde os primeiros anos, os alunos são incentivados por rodas de leituras, bibliotecas, empréstimos de livros e pelos professores que contam histórias todos os dias. É um trabalho de formação de leitores intenso”, conta. A professora disse que, durante suas aulas, foca seu trabalho em autores de clássicos infantis como Rute Rocha, Eva Furnari, Monteiro Lobato, Ziraldo e Ana Maria Machado.

Felipe Freitas, de 10 anos, aluno da escola Daily Resende, é um exemplo do trabalho desenvolvido pelos professores para criar o hábito da leitura entre as crianças. Ele se diz apaixonado por leitura, tanto que leu dez livros este ano por meio da roda de livros organizada pela sua escola. Na bienal, ele aproveitou o vale-livro no valor de R$ 20, fornecido pelo governo do estado, para comprar duas revistas e um livro.

Fã da escritora brasileira Ana Maria Machado, Gabriela Batista, de 10 anos, contou que um dos livros mais marcantes que leu foi A Viagem de Théo, de Catherine Clement. A história do garoto que adoece e é levado pela tia para uma viagem pelo mundo encantou Gabriela, que leu as 632 páginas do livro em apenas uma semana. Ao visitar a bienal pela primeira vez, a pequena leitora mostrou-se encantada pela grande quantidade de títulos à venda no evento. “O que mais gostei aqui foi da variedade”, disse.

A bienal ocorre no Pavilhão de Exposições do Anhembi. O horário de visitação é das 10h às 22h, de 9 a 18 de agosto. No dia de encerramento, 19 de agosto, a feira vai funcionar das 10h às 20h, com entrada até as 18h.


Com informações de Agencia Brasil
Bienal Internacional do Livro em São Paulo atrai público infantil


Leia mais
 
Prevenção do câncer: faça a sua parte

Atitudes simples, como a prática de exercícios e alimentação equilibrada estão entre as principais medidas que podem reduzir a possibilidade da doença.

Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que busca evitar furtos de celulares

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, aprovou na manhã desta terça-feira (30), o projeto de Lei 0192.2/2015, de autoria do Deputado Estadual, Valmir Comin.

1ª edição de inverno do Bloco de Carnaval Bloquete & Calma Beth traz o show do Grupo Jeito Moleque

A festa será open bar, e acontecerá no sábado, dia 11 de julho, no P12, em Jurerê Internacional. O show do Grupo Jeito Moleque está previsto para ter início às 19h.

Augusto Cury palestra em Florianópolis sobre “Pais Inteligentes Formam Sucessores, Não Herdeiros”

Escritor com mais de 22 milhões de livros vendidos no Brasil, Augusto Cury, médico psiquiatra e psicoterapeuta, palestra em Florianópolis no dia 8 de setembro. Com publicações em mais de 60 países, Cury falará sobre o tema “Pais Inteligentes Formam Sucessores, Não Herdeiros”.

Confira novas alterações nos horários do transporte coletivo de Florianópolis

O Consórcio Fênix informa que, conforme determinação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), algumas alterações de linhas, adequações de nomes e horários serão implementadas no transporte coletivo da Capital.

Cultura e responsabilidade ambiental serão temas do Arraiá da Casinha

Para comemorar os seis meses de atividade, aquecer os corações com uma fogueira e arrecadar fundos com o objetivo de viabilizar outros projetos, a Casa de Cultura Rio Vermelho vai fazer o primeiro ‘Arraiá da Casinha’, no próximo dia 5, a partir das 14h. As barraquinhas serão divididas entre comidas e bebidas típicas e o som vai ficar por conta da Banda (Fora) da Casinha.

São José passa a contar com o Fundo Municipal do Idoso

Com o tema “O Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por Um Brasil de Todas as Idades”, São José realizou a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Médicos municipais suspendem atendimento na tarde desta quarta-feira

Os mais de 350 médicos vinculados à secretaria municipal de Saúde de Florianópolis estão convocados pelo Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC) a participarem de assembleia geral na quarta-feira (01/07), às 14h no hotel Floph.

Prefeitura de São José lança nova consulta pública sobre proposta para o transporte coletivo

Atualmente, o sistema de São José é composto por 13 linhas que estão distribuídas pelas diversas regiões da cidade. Em 2014, mais de 204 mil pessoas foram transportadas por mês sendo que 7.269 eram estudantes. A linha do Diretão é responsável por transportar 1/3 dos usuários que utilizam o sistema.

Udesc abre inscrições para curso gratuito de atualização para professores de educação física

Interessados podem se inscrever pela internet até 20 de agosto. O curso será realizado nos dias 28 e 29 de agosto, no auditório do Cefid, unidade da Udesc no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

Leia mais notícias

Comente a notícia



CANAIS COLUNISTAS NOSSOS SITES PARCEIROS
NOTÍCIAS
TURISMO
PASSEIO VIRTUAL
FUTEBOL
CIDADES
PRAIAS
MAPAS
DIVERSÃO
VÍDEOS
CULTURA
FOTOS

PAULO LUÍS CORDEIRO
LUIZA GUTIERREZ
ANDRÉIA DE MARCHI
CP GOMES
HELDER CALDEIRA
JEFF SEVERINO
PATRICIA RAMOS
JESSICA KRIEGER
JOSÉ CAJAÍBA

TRIP NEWS BRASIL
CAFÉ COM POLENTA
RESENHA DIGITAL
RÁDIO MAIS FLORIPA
SPORTSC
CINE RESENHA
FENAOSTRA
BEM GATA

SOCIAL MEDIA

GOOGLE+
TWITTER
YOUTUBE
FACEBOOK

FOLHA DO NORTE DA ILHA
AVESSO TV
INOVAR SC
PRIMERTV

SERVIÇOS

CLUBE DOS AMIGOS
FALE CONOSCO

AG PORTAL

Portal Associado

 
Direitos Reservados (c) 1998-2015 - Portal da Ilha Comunicações Ltda. | Fale com a redação: +55 (48) 3091-2588 - imprensa@portaldailha.com.br