Portal da Ilha no Youtube Portal da Ilha no Facebook Portal da Ilha no Google+ Portal da Ilha no Twitter
Capa do Portal da Ilha


Notícias

GERAL

Ministério Público quer fiscalizar o licenciamento ambiental da maricultura em Florianópolis

Publicado em 11/08/2012 às 18:18:41

O Ministério Público Federal quer fiscalizar o licenciamento ambiental da maricultura na região de Florianópolis. Para isso, tem cobrado informações e providências dos Municípios de Palhoça, São José, Florianópolis, Biguaçu e Governador Celso Ramos, entre outros órgãos públicos.


Ministério Público quer fiscalizar o licenciamento ambiental da maricultura em Florianópolis

 

Por meio da instauração de Inquérito Civil, o procurador da República Eduardo Barragan Serôa da Motta busca evitar que as diversas atividades de maricultura, atualmente sob licenciamento, possam ser implantadas e executadas em desrespeito à Constituição Federal e à legislação pertinente.

Muitas das atividades - que envolvem, por exemplo, o cultivo de moluscos, ostras e peixes - ainda não foram licitadas e, caso implantadas sem as cautelas necessárias, poderão gerar fortes impactos sobre o Meio Ambiente, principalmente nas Baías Norte, Sul, nas diversas praias catarinenses e nas Unidades de Conservação (UCs) da região (ESEC Carijós, APA Anhatomirim, REBIO Arvoredo, RESEX Pirajubaé e Parque do Manguezal do Itacorubi), prejudicando, ainda, o turismo, a pesca, a navegação e as próprias comunidades locais.

Assim, a Procuradoria da República adotou as seguintes providências: requisitou informações aos órgãos públicos competentes (IBAMA, FATMA, EPAGRI, SPU, CEPSUL e o Ministério da Pesca), para saber quais as medidas que tem sido tomadas para o licenciamento ambiental das atividades de maricultura em Santa Catarina, bem como recomendou aos entes gestores das UCs (ICMBio, UFSC e FLORAM) que exijam da FATMA, em 10 dias, o integral cumprimento da legislação federal que trata do licenciamento de empreendimentos de significativo impacto ambiental (caso das atividades de maricultura).

Por fim, o MPF recomendou ao IBAMA que assuma o licenciamento ambiental dessas atividades, por ocorrerem em mar territorial (bem da União) e por envolverem impactos amplos, potencialmente significativos a UCs federais, bem como que seja cobrados dos responsáveis a elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA), único instrumento técnico capaz de avaliar com segurança os riscos do licenciamento dessas atividades, ainda mais ao se considerar que as áreas previstas para a sua exploração já sofrem ou poderão sofrer impactos de outros empreendimentos, tais como os efluentes poluídos dos rios e das baías, as obras da construção da Beira-mar de São José, a obras da 4ª ligação ilha-continente e a iminência de início do transporte aquaviário intermunicipal.

Ministério Público quer fiscalizar o licenciamento ambiental da maricultura em Florianópolis



Leia mais
Iguatemi vai lançar novo empreendimento na Grande Florianópolis

O Fashion Outlet estará localizado na cidade de Tijucas, na Grande Florianópolis, no trecho entre o Balneário Camboriú e Florianópolis da BR-101, a mais importante rodovia da região que faz a ligação entre as regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Mais Médicos: 96% das vagas de reposição já foram preenchidas por médicos brasileiros

Das 276 oportunidades disponíveis no edital de julho, 266 atraíram profissionais na primeira chamada. Os médicos devem validar participação nos municípios até sexta-feira (31/7).

Espaço do Trabalhador é inaugurado nesta quinta-feira (30) em Florianópolis

Encaminhamento de seguro desemprego e carteira de identidade são alguns dos serviços oferecidos.

Conferência Municipal debaterá o Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

O evento é um espaço importante para debater, aprofundar e criar políticas públicas.

Continente Shopping vai receber apresentação da banda da 14ª Brigada de Infantaria

Quarenta e dois militares, da Banda de Música da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, irão se reunir na praça de alimentação do Continente Shopping no próximo dia 6, quinta-feira, para uma apresentação.

O inverno e o aumento dos episódios de rinite alérgica

O uso daqueles casacos pesados que estavam o ano todo no armário, a permanência em ambientes fechados e a preferência por banhos quentes, comportamentos comuns no inverno, favorecem a ocorrência de episódios de rinite.

Leia mais notícias

Comente a notícia



Guia de Serviços
Cadastre sua empresa





CANAIS COLUNISTAS NOSSOS SITES PARCEIROS
NOTÍCIAS
TURISMO
PASSEIO VIRTUAL
FUTEBOL
CIDADES
PRAIAS
MAPAS
DIVERSÃO
VÍDEOS
CULTURA
FOTOS

PAULO LUÍS CORDEIRO
LUIZA GUTIERREZ
ANDRÉIA DE MARCHI
CP GOMES
HELDER CALDEIRA
JEFF SEVERINO
PATRICIA RAMOS
JESSICA KRIEGER
JOSÉ CAJAÍBA

TRIP NEWS BRASIL
CAFÉ COM POLENTA
RESENHA DIGITAL
RÁDIO MAIS FLORIPA
SPORTSC
CINE RESENHA
FENAOSTRA
BEM GATA

SOCIAL MEDIA

GOOGLE+
TWITTER
YOUTUBE
FACEBOOK

FOLHA DO NORTE DA ILHA
AVESSO TV
INOVAR SC
PRIMERTV

SERVIÇOS

CLUBE DOS AMIGOS
FALE CONOSCO

AG PORTAL

Portal Associado

Direitos Reservados (c) 1998-2015 - Portal da Ilha Comunicações Ltda. | Fale com a redação: +55 (48) 3091-2588 - imprensa@portaldailha.com.br