Portal da Ilha no Youtube Portal da Ilha no Facebook Portal da Ilha no Google+ Portal da Ilha no Twitter


Capa do Portal da Ilha






Notícias


GERAL

Ministério Público quer fiscalizar o licenciamento ambiental da maricultura em Florianópolis

Publicado em 11/08/2012 às 18:18:41

O Ministério Público Federal quer fiscalizar o licenciamento ambiental da maricultura na região de Florianópolis. Para isso, tem cobrado informações e providências dos Municípios de Palhoça, São José, Florianópolis, Biguaçu e Governador Celso Ramos, entre outros órgãos públicos.


Ministério Público quer fiscalizar o licenciamento ambiental da maricultura em Florianópolis

 

Por meio da instauração de Inquérito Civil, o procurador da República Eduardo Barragan Serôa da Motta busca evitar que as diversas atividades de maricultura, atualmente sob licenciamento, possam ser implantadas e executadas em desrespeito à Constituição Federal e à legislação pertinente.

Muitas das atividades - que envolvem, por exemplo, o cultivo de moluscos, ostras e peixes - ainda não foram licitadas e, caso implantadas sem as cautelas necessárias, poderão gerar fortes impactos sobre o Meio Ambiente, principalmente nas Baías Norte, Sul, nas diversas praias catarinenses e nas Unidades de Conservação (UCs) da região (ESEC Carijós, APA Anhatomirim, REBIO Arvoredo, RESEX Pirajubaé e Parque do Manguezal do Itacorubi), prejudicando, ainda, o turismo, a pesca, a navegação e as próprias comunidades locais.

Assim, a Procuradoria da República adotou as seguintes providências: requisitou informações aos órgãos públicos competentes (IBAMA, FATMA, EPAGRI, SPU, CEPSUL e o Ministério da Pesca), para saber quais as medidas que tem sido tomadas para o licenciamento ambiental das atividades de maricultura em Santa Catarina, bem como recomendou aos entes gestores das UCs (ICMBio, UFSC e FLORAM) que exijam da FATMA, em 10 dias, o integral cumprimento da legislação federal que trata do licenciamento de empreendimentos de significativo impacto ambiental (caso das atividades de maricultura).

Por fim, o MPF recomendou ao IBAMA que assuma o licenciamento ambiental dessas atividades, por ocorrerem em mar territorial (bem da União) e por envolverem impactos amplos, potencialmente significativos a UCs federais, bem como que seja cobrados dos responsáveis a elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA), único instrumento técnico capaz de avaliar com segurança os riscos do licenciamento dessas atividades, ainda mais ao se considerar que as áreas previstas para a sua exploração já sofrem ou poderão sofrer impactos de outros empreendimentos, tais como os efluentes poluídos dos rios e das baías, as obras da construção da Beira-mar de São José, a obras da 4ª ligação ilha-continente e a iminência de início do transporte aquaviário intermunicipal.

Ministério Público quer fiscalizar o licenciamento ambiental da maricultura em Florianópolis


Leia mais
 
Por que as luzes internas do avião apagam quando ele pousa durante a noite?

A aeronave está prestes a pousar, à noite, e o chefe de cabine comunica à tripulação que as luzes da cabine serão apagadas. Isso nada mais é do que um dos procedimentos de segurança que são realizados durante todo o voo.

Avaí vence o Flamengo em partida de baixo nível técnico e gol polêmico

Em partida de poucos lances de gol, muitos passes errados e erro da arbitragem, o Avaí vence o Flamengo por 2 x 1. Próximo compromisso do Avaí será no próximo sábado (30), às 18:30h, contra o Coritiba fora de casa.

Prefeito vai formalizar protesto pela falta de apoio na transferência de imigrantes à Florianópolis

O prefeito Cesar Souza Junior afirmou neste domingo (24) que irá formalizar, junto ao Ministério da Justiça, um protesto em face do governo federal e do governo do Estado do Acre pelo envio indiscriminado de imigrantes para Florianópolis, sem qualquer planejamento e nem mesmo prévia comunicação às autoridades locais.

Montado esquema de emergência para receber haitianos em Florianópolis

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) montou uma estrutura especial para receber os haitianos que estão se deslocando do Acre, no Norte do Brasil, para a Região Sul. O governo federal disse pretende combater com mais rigor a entrada ilegal de haitianos no Brasil.

Governo prorroga vacinação contra a gripe até 5 de junho em todo o país

A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 5 de junho em todo o país. A mudança foi anunciada pelo Ministério da Saúde hoje (22), data inicialmente prevista para o encerramento da campanha.

Florianópolis terá Coordenadoria da Pessoa com Deficiência

Representação das entidades da área na administração municipal foi acertada na tarde desta quinta-feira (21), numa reunião com o vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Florianópolis.

Contingenciamento de R$ 69,9 bilhões ajudará governo a atingir meta de superávit

O governo federal decidiu contingenciar R$ 69,946 bilhões do Orçamento Geral da União como parte do esforço fiscal para equilibrar as contas públicas do país. O número foi divulgado há pouco pelo Ministério do Planejamento.

Florianópolis sedia o Campeonato Catarinense de Hipismo

Faltam poucos dias para o Campeonato Catarinense de Hipismo, inscrições podem ser feitas no site da SHC até 02 de junho.

Comitiva embarca para o Japão e apresenta gastronomia de Florianópolis

Gastronomia da Capital será apresentada ao mundo na próxima semana, em Kanazawa, no Japão. A joia da culinária da Capital, que será reconhecida mundialmente, é a ostra. E não é por acaso: a cidade é responsável por 80% da produção nacional de ostras em cativeiro.

Prefeitura de Florianópolis disponibiliza edital do Floribike

Empresas interessadas no serviço de compartilhamento e aluguel de bicicletas já podem acessar o site da Prefeitura e baixar o edital do Floribike. A intenção é que serviço seja oferecido antes da temporada de verão.

Leia mais notícias

Comente a notícia



CANAIS COLUNISTAS NOSSOS SITES PARCEIROS
NOTÍCIAS
TURISMO
PASSEIO VIRTUAL
FUTEBOL
CIDADES
PRAIAS
MAPAS
DIVERSÃO
VÍDEOS
CULTURA
FOTOS

PAULO LUÍS CORDEIRO
LUIZA GUTIERREZ
ANDRÉIA DE MARCHI
ADRIANO TONON
HELDER CALDEIRA
JEFF SEVERINO
PATRICIA RAMOS
JESSICA KRIEGER
JOSÉ CAJAÍBA

TRIP NEWS BRASIL
CAFÉ COM POLENTA
RESENHA DIGITAL
CINE RESENHA
FENAOSTRA
BEM GATA

SOCIAL MEDIA

GOOGLE+
TWITTER
YOUTUBE
FACEBOOK

TV MAGIA
FOLHA DO NORTE DA ILHA
AVESSO TV
PRIMERTV

SERVIÇOS

CLUBE DOS AMIGOS
FALE CONOSCO

Portal Associado

 
Direitos Reservados (c) 1998-2014 - Portal da Ilha Comunicações Ltda. | Fale com a redação: +55 (48) 3091-2588 - imprensa@portaldailha.com.br