Evento internacional de Teatro começa no próximo domingo em Florianópolis

CULTURA

Publicado em 04/07/2012 às 11:58:25

O Vértice Brasil, encontro e festival internacional de teatro feito por mulheres, será realizado em Florianópolis em sua terceira ediç?o, de 08 a 15 de julho. A proposta do evento, que é bienal, é promover a troca de experi?ncias entre mulheres das mais diversas nacionalidades que trabalham com produç?o teatral, sejam atrizes, diretoras, produtoras ou pesquisadoras.

Vértice Brasil/divulgaç?o
Evento internacional de Teatro começa no próximo domingo em Florianópolis

Heloise Vidor, que apresentará o espetáculo Uma Lady Macbeth, dia 11/07 ás 21h30 no Sesc Cacupé.



 

O evento faz parte do projeto Magdalena, uma rede internacional de mulheres que trabalham com teatro e performance e que está presente hoje em mais de 50 países. Neste ano, o foco estará em ampliar e fortalecer as relações com os países do continente americano. As convidadas estrangeiras virão de países como Argentina, Uruguai, Chile, México, Costa Rica e Estados Unidos, além de Dinamarca e País de Gales.
 
Os espetáculos ocorrerão em três teatros no centro da cidade: Teatro da Ubro, Teatro do SESC Prainha e TAC. Os ingressos serão vendidos a preços populares (20,00 e 10,00 - meia entrada para estudantes, classe artística e funcionários da CEF) e as entradas serão gratuitas no Teatro do SESC.  Durante o encontro serão realizadas seis oficinas exclusivamente para as participantes já inscritas e quatro Pontos de Encontro, que promoverão debates sobre diferentes temas abertos ao público.
 
O Vértice foi criado por um grupo de seis artistas, que vivem e trabalham em Floripa, após a participação de uma delas (Marisa Naspolini) em um encontro/festival da Rede Magdalena realizado na Dinamarca em 2004. Além de Florianópolis ser o local de moradia de suas organizadoras, a cidade vem fortalecendo muito o movimento teatral nos últimos anos, em parte devido à presença de dois cursos universitários de artes cênicas. Além disso, a Rede Magdalena aposta na produção teatral periférica, ou seja, na produção de um teatro de caráter experimental e não necessariamente ligado aos grandes centros urbanos. O Vértice tem trazido à cidade atrizes e diretoras reconhecidas na produção contemporânea, que dificilmente se apresentariam na cidade ou no país por meios próprios.
 
Este ano o foco do encontro/festival está voltado para as relações com o continente americano. Teremos artistas do Chile, Uruguai, Argentina, México, Costa Rica e Estados Unidos, além de País de Gales e Dinamarca. Além das aproximadamente 30 artistas e companhias convidadas, haverá 40 artistas participantes que se inscreveram para cursar as oficinas, participar dos debates e assistir aos espetáculos. A vinda das artistas latino-americanas foi possível devido ao apoio do Fundo Iberescena, de apoio a redes e festivais voltados para países ibero-americanos.
 
O evento é promovido pela Áprika Cooperativa de Arte em parceria com o SESC Santa Catarina e conta com o patrocínio da FUNARTE (Prêmio Funarte Festivais de Artes Cênicas), Caixa Econômica Federal (Programa Caixa de apoio a festivais de teatro e dança), Programa Iberescena (edital de apoio a redes e festivais) e tem apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.
Evento internacional de Teatro começa no próximo domingo em Florianópolis











Milk Club recebe Elekfantz


Show da Ludmilla no Bloquete e Calma Beth P12


Melhores momentos do Ironman Floripa 2016


Sorriso Maroto e Bom Gosto na Devassa On Stage


Milk Bunnys no Feriado de Pascoa


DJ Alok se apresenta no P12 no feriado


Publicidade










Parceiros


Receba nosso boletim



1998-2016 (c) Portal da Ilha Comunicação Digital Ltda.
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Há 18 anos fazendo parte de sua história