Portal da Ilha no Youtube Portal da Ilha no Facebook Portal da Ilha no Google+ Portal da Ilha no Twitter
Capa do Portal da Ilha


Notícias

CULTURA

Evento internacional de Teatro começa no próximo domingo em Florianópolis

Publicado em 04/07/2012 às 11:58:25

O Vértice Brasil, encontro e festival internacional de teatro feito por mulheres, será realizado em Florianópolis em sua terceira edição, de 08 a 15 de julho. A proposta do evento, que é bienal, é promover a troca de experiências entre mulheres das mais diversas nacionalidades que trabalham com produção teatral, sejam atrizes, diretoras, produtoras ou pesquisadoras.


Evento internacional de Teatro começa no próximo domingo em Florianópolis

Vértice Brasil/divulgação

Heloise Vidor, que apresentará o espetáculo Uma Lady Macbeth, dia 11/07 ás 21h30 no Sesc Cacupé.

 

O evento faz parte do projeto Magdalena, uma rede internacional de mulheres que trabalham com teatro e performance e que está presente hoje em mais de 50 países. Neste ano, o foco estará em ampliar e fortalecer as relações com os países do continente americano. As convidadas estrangeiras virão de países como Argentina, Uruguai, Chile, México, Costa Rica e Estados Unidos, além de Dinamarca e País de Gales.
 
Os espetáculos ocorrerão em três teatros no centro da cidade: Teatro da Ubro, Teatro do SESC Prainha e TAC. Os ingressos serão vendidos a preços populares (20,00 e 10,00 - meia entrada para estudantes, classe artística e funcionários da CEF) e as entradas serão gratuitas no Teatro do SESC.  Durante o encontro serão realizadas seis oficinas exclusivamente para as participantes já inscritas e quatro Pontos de Encontro, que promoverão debates sobre diferentes temas abertos ao público.
 
O Vértice foi criado por um grupo de seis artistas, que vivem e trabalham em Floripa, após a participação de uma delas (Marisa Naspolini) em um encontro/festival da Rede Magdalena realizado na Dinamarca em 2004. Além de Florianópolis ser o local de moradia de suas organizadoras, a cidade vem fortalecendo muito o movimento teatral nos últimos anos, em parte devido à presença de dois cursos universitários de artes cênicas. Além disso, a Rede Magdalena aposta na produção teatral periférica, ou seja, na produção de um teatro de caráter experimental e não necessariamente ligado aos grandes centros urbanos. O Vértice tem trazido à cidade atrizes e diretoras reconhecidas na produção contemporânea, que dificilmente se apresentariam na cidade ou no país por meios próprios.
 
Este ano o foco do encontro/festival está voltado para as relações com o continente americano. Teremos artistas do Chile, Uruguai, Argentina, México, Costa Rica e Estados Unidos, além de País de Gales e Dinamarca. Além das aproximadamente 30 artistas e companhias convidadas, haverá 40 artistas participantes que se inscreveram para cursar as oficinas, participar dos debates e assistir aos espetáculos. A vinda das artistas latino-americanas foi possível devido ao apoio do Fundo Iberescena, de apoio a redes e festivais voltados para países ibero-americanos.
 
O evento é promovido pela Áprika Cooperativa de Arte em parceria com o SESC Santa Catarina e conta com o patrocínio da FUNARTE (Prêmio Funarte Festivais de Artes Cênicas), Caixa Econômica Federal (Programa Caixa de apoio a festivais de teatro e dança), Programa Iberescena (edital de apoio a redes e festivais) e tem apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.
Evento internacional de Teatro começa no próximo domingo em Florianópolis



Leia mais
Licenciamento do Parque Urbano Beira-mar protocolado na FATMA

O prefeito Cesar Souza Junior manteve nesta sexta-feira (31) o primeiro contato com a Fundação do Meio Ambiente (Fatma), para buscar as licenças ambientais e os definir os estudos necessários que devem ser apresentados para dar andamento ao projeto que prevê a construção do Parque Urbano na Beira-mar Norte.

Cresce a procura por viagens de formatura no Brasil

Empresas especializadas projetam crescimento de até 15% este ano. Porto Seguro (BA) é o principal destino dos estudantes.

Prefeitura de Florianópolis e entidades empresariais querem simplificar a legalização de empresas

O prefeito Cesar Souza Junior vai apresentar proposta de projeto de lei complementar de regularização da atividade produtiva de Florianópolis aos vereadores da Capital na manhã da próxima terça-feira (04/08).

Marco Giacomelli abre exposição na galeria Helena Fretta

O fotógrafo Marco Giacomelli abre a exposição Definindo Tempo na sexta-feira, 7 de agosto, às 19 horas, na Helena Fretta Galeria de Arte, em Florianópolis.

Floripa Futsal vence o Concórdia de virada

O time da capital bateu o Concórdia por 5 a 4 na noite desta quinta-feira (30) no Ginásio Rozendo Lima e segue vivo em busca da classificação para a terceira fase da Liga Nacional. Os gols do Floripa foram marcados por Bichinho, Jedson, Pelé e Vini. Os visitantes fizeram com Dimas e Douglinhas, duas vezes cada.

Fundação Cultural Badesc apresenta Sob o preço da carne

A Fundação Cultural Badesc abre no dia 6 de agosto, a partir das 19h, no Espaço 2, a exposição Sob o preço da carne, de Jenny Granado. O trabalho foi selecionado na categoria Primeira Individual do Edital 2015, que abre espaço a novos artistas.

Leia mais notícias

Comente a notícia



Guia de Serviços
Cadastre sua empresa





CANAIS COLUNISTAS NOSSOS SITES PARCEIROS
NOTÍCIAS
TURISMO
PASSEIO VIRTUAL
FUTEBOL
CIDADES
PRAIAS
MAPAS
DIVERSÃO
VÍDEOS
CULTURA
FOTOS

PAULO LUÍS CORDEIRO
LUIZA GUTIERREZ
ANDRÉIA DE MARCHI
CP GOMES
HELDER CALDEIRA
JEFF SEVERINO
PATRICIA RAMOS
JESSICA KRIEGER
JOSÉ CAJAÍBA

TRIP NEWS BRASIL
CAFÉ COM POLENTA
RESENHA DIGITAL
RÁDIO MAIS FLORIPA
SPORTSC
CINE RESENHA
FENAOSTRA
BEM GATA

SOCIAL MEDIA

GOOGLE+
TWITTER
YOUTUBE
FACEBOOK

FOLHA DO NORTE DA ILHA
AVESSO TV
INOVAR SC
PRIMERTV

SERVIÇOS

CLUBE DOS AMIGOS
FALE CONOSCO

AG PORTAL

Portal Associado

Direitos Reservados (c) 1998-2015 - Portal da Ilha Comunicações Ltda. | Fale com a redação: +55 (48) 3091-2588 - imprensa@portaldailha.com.br