Portal da Ilha no Youtube Portal da Ilha no Facebook Portal da Ilha no Google+ Portal da Ilha no Twitter


Capa do Portal da Ilha




Notícias

CULTURA

Evento internacional de Teatro começa no próximo domingo em Florianópolis

Publicado em 04/07/2012 às 11:58:25

O Vértice Brasil, encontro e festival internacional de teatro feito por mulheres, será realizado em Florianópolis em sua terceira edição, de 08 a 15 de julho. A proposta do evento, que é bienal, é promover a troca de experiências entre mulheres das mais diversas nacionalidades que trabalham com produção teatral, sejam atrizes, diretoras, produtoras ou pesquisadoras.


Evento internacional de Teatro começa no próximo domingo em Florianópolis

Vértice Brasil/divulgação

Heloise Vidor, que apresentará o espetáculo Uma Lady Macbeth, dia 11/07 ás 21h30 no Sesc Cacupé.

 

O evento faz parte do projeto Magdalena, uma rede internacional de mulheres que trabalham com teatro e performance e que está presente hoje em mais de 50 países. Neste ano, o foco estará em ampliar e fortalecer as relações com os países do continente americano. As convidadas estrangeiras virão de países como Argentina, Uruguai, Chile, México, Costa Rica e Estados Unidos, além de Dinamarca e País de Gales.
 
Os espetáculos ocorrerão em três teatros no centro da cidade: Teatro da Ubro, Teatro do SESC Prainha e TAC. Os ingressos serão vendidos a preços populares (20,00 e 10,00 - meia entrada para estudantes, classe artística e funcionários da CEF) e as entradas serão gratuitas no Teatro do SESC.  Durante o encontro serão realizadas seis oficinas exclusivamente para as participantes já inscritas e quatro Pontos de Encontro, que promoverão debates sobre diferentes temas abertos ao público.
 
O Vértice foi criado por um grupo de seis artistas, que vivem e trabalham em Floripa, após a participação de uma delas (Marisa Naspolini) em um encontro/festival da Rede Magdalena realizado na Dinamarca em 2004. Além de Florianópolis ser o local de moradia de suas organizadoras, a cidade vem fortalecendo muito o movimento teatral nos últimos anos, em parte devido à presença de dois cursos universitários de artes cênicas. Além disso, a Rede Magdalena aposta na produção teatral periférica, ou seja, na produção de um teatro de caráter experimental e não necessariamente ligado aos grandes centros urbanos. O Vértice tem trazido à cidade atrizes e diretoras reconhecidas na produção contemporânea, que dificilmente se apresentariam na cidade ou no país por meios próprios.
 
Este ano o foco do encontro/festival está voltado para as relações com o continente americano. Teremos artistas do Chile, Uruguai, Argentina, México, Costa Rica e Estados Unidos, além de País de Gales e Dinamarca. Além das aproximadamente 30 artistas e companhias convidadas, haverá 40 artistas participantes que se inscreveram para cursar as oficinas, participar dos debates e assistir aos espetáculos. A vinda das artistas latino-americanas foi possível devido ao apoio do Fundo Iberescena, de apoio a redes e festivais voltados para países ibero-americanos.
 
O evento é promovido pela Áprika Cooperativa de Arte em parceria com o SESC Santa Catarina e conta com o patrocínio da FUNARTE (Prêmio Funarte Festivais de Artes Cênicas), Caixa Econômica Federal (Programa Caixa de apoio a festivais de teatro e dança), Programa Iberescena (edital de apoio a redes e festivais) e tem apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.
Evento internacional de Teatro começa no próximo domingo em Florianópolis


Leia mais
 
Ministério da Educação divulga nesta segunda-feira (6) o resultado da segunda chamada do ProUni

Os estudantes pré-selecionados têm até o próximo dia 10 para comprovar nas instituições de ensino as informações prestadas no momento da inscrição.

Profissionais brasileiros formados no exterior iniciam atividades nos municípios

Mais 387 médicos começam a atuar em 238 municípios e 10 distritos indígenas de todo o país. No total, são 18.240 profissionais levando assistência para cerca de 63 milhões de brasileiros.

Ultrassom gestacional é fundamental para acompanhar desenvolvimento do feto

Todo pré-natal se baseia, em grande parte, nas imagens do ultrassom. Ao fazer uso de ondas sonoras de alta frequência, inaudíveis para os ouvidos humanos, o equipamento permite visualizar as condições em que o feto está se desenvolvendo e, principalmente, diagnosticar anomalias anatômicas ou ainda defeitos congênitos.

Aplicativo para usuários do transporte coletivo em Florianópolis atinge 15 mil downloads e tem novidades

Melhorias foram implementadas para tornar o App.Fênix ainda mais rápido e fácil. A nova versão do aplicativo está disponível para todas as plataformas – Android, iOS e Windows Phone.

Melhores ambientes da CASA COR SC serão premiados no dia 08 de julho

Escolhas do júri técnico e do púbico serão reveladas na noite de premiação, que acontecerá na próxima quarta-feira na sede da mostra em Florianópolis.

Seminário traz a Florianópolis especialistas internacionais em turismo de negócios e eventos

A Secretaria Estadual de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), por meio do Grupo de Trabalho (GT) de Turismo de Negócios e Eventos, promove nesta terça-feira, 7 de julho, o Seminário Mice SC, primeiro evento desse segmento turístico em âmbito estadual.

EccoPass realiza sonho de clientes com promoções de camarim

O gerenciamento de acesso aos eventos é o trabalho principal do EccoPass.

Florianópolis tem novo recorde no Guinness Book

Mais que o dobro previsto. Essa foi a arrecadação do Programa ReÓleo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) para a campanha de quebra de recorde no Guinness Book. Campanha do Programa ReÓleo da ACIF superou a meta de 20 mil litros e estabeleceu nova marca para a cidade, que segue sendo a que mais coleta e recicla o resíduo no mundo.

Mercado eleva projeção de inflação para 2015 e reduz previsão para 2016

Instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) elevaram pela 12ª semana seguida a projeção para a inflação de 2015. Desta vez, a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu de 9% para 9,04%. Há quatro semanas, a projeção estava em 8,46%. Para 2016, a estimativa caiu de 5,50% para 5,45%.

Detectado sinal de galáxia emitido há 5 bilhões de anos

Um telescópio australiano detectou sinal emitido pela galáxia PKS B1740-517, perto da constelação de Ara, lançado há 5 bilhões de anos, informaram hoje (6) fontes científicas da Austrália.

Leia mais notícias

Comente a notícia




Guia de Serviços
Cadastre sua empresa

CANAIS COLUNISTAS NOSSOS SITES PARCEIROS
NOTÍCIAS
TURISMO
PASSEIO VIRTUAL
FUTEBOL
CIDADES
PRAIAS
MAPAS
DIVERSÃO
VÍDEOS
CULTURA
FOTOS

PAULO LUÍS CORDEIRO
LUIZA GUTIERREZ
ANDRÉIA DE MARCHI
CP GOMES
HELDER CALDEIRA
JEFF SEVERINO
PATRICIA RAMOS
JESSICA KRIEGER
JOSÉ CAJAÍBA

TRIP NEWS BRASIL
CAFÉ COM POLENTA
RESENHA DIGITAL
RÁDIO MAIS FLORIPA
SPORTSC
CINE RESENHA
FENAOSTRA
BEM GATA

SOCIAL MEDIA

GOOGLE+
TWITTER
YOUTUBE
FACEBOOK

FOLHA DO NORTE DA ILHA
AVESSO TV
INOVAR SC
PRIMERTV

SERVIÇOS

CLUBE DOS AMIGOS
FALE CONOSCO

AG PORTAL

Portal Associado

 
Direitos Reservados (c) 1998-2015 - Portal da Ilha Comunicações Ltda. | Fale com a redação: +55 (48) 3091-2588 - imprensa@portaldailha.com.br