Evento internacional de Teatro começa no próximo domingo em Florianópolis

CULTURA

Publicado em 04/07/2012 às 11:58:25

O Vértice Brasil, encontro e festival internacional de teatro feito por mulheres, será realizado em Florianópolis em sua terceira ediç?o, de 08 a 15 de julho. A proposta do evento, que é bienal, é promover a troca de experi?ncias entre mulheres das mais diversas nacionalidades que trabalham com produç?o teatral, sejam atrizes, diretoras, produtoras ou pesquisadoras.

Vértice Brasil/divulgaç?o
Evento internacional de Teatro começa no próximo domingo em Florianópolis

Heloise Vidor, que apresentar o espetculo Uma Lady Macbeth, dia 11/07 s 21h30 no Sesc Cacup.



 

O evento faz parte do projeto Magdalena, uma rede internacional de mulheres que trabalham com teatro e performance e que está presente hoje em mais de 50 países. Neste ano, o foco estará em ampliar e fortalecer as relações com os países do continente americano. As convidadas estrangeiras virão de países como Argentina, Uruguai, Chile, México, Costa Rica e Estados Unidos, além de Dinamarca e País de Gales.
 
Os espetáculos ocorrerão em três teatros no centro da cidade: Teatro da Ubro, Teatro do SESC Prainha e TAC. Os ingressos serão vendidos a preços populares (20,00 e 10,00 - meia entrada para estudantes, classe artística e funcionários da CEF) e as entradas serão gratuitas no Teatro do SESC.  Durante o encontro serão realizadas seis oficinas exclusivamente para as participantes já inscritas e quatro Pontos de Encontro, que promoverão debates sobre diferentes temas abertos ao público.
 
O Vértice foi criado por um grupo de seis artistas, que vivem e trabalham em Floripa, após a participação de uma delas (Marisa Naspolini) em um encontro/festival da Rede Magdalena realizado na Dinamarca em 2004. Além de Florianópolis ser o local de moradia de suas organizadoras, a cidade vem fortalecendo muito o movimento teatral nos últimos anos, em parte devido à presença de dois cursos universitários de artes cênicas. Além disso, a Rede Magdalena aposta na produção teatral periférica, ou seja, na produção de um teatro de caráter experimental e não necessariamente ligado aos grandes centros urbanos. O Vértice tem trazido à cidade atrizes e diretoras reconhecidas na produção contemporânea, que dificilmente se apresentariam na cidade ou no país por meios próprios.
 
Este ano o foco do encontro/festival está voltado para as relações com o continente americano. Teremos artistas do Chile, Uruguai, Argentina, México, Costa Rica e Estados Unidos, além de País de Gales e Dinamarca. Além das aproximadamente 30 artistas e companhias convidadas, haverá 40 artistas participantes que se inscreveram para cursar as oficinas, participar dos debates e assistir aos espetáculos. A vinda das artistas latino-americanas foi possível devido ao apoio do Fundo Iberescena, de apoio a redes e festivais voltados para países ibero-americanos.
 
O evento é promovido pela Áprika Cooperativa de Arte em parceria com o SESC Santa Catarina e conta com o patrocínio da FUNARTE (Prêmio Funarte Festivais de Artes Cênicas), Caixa Econômica Federal (Programa Caixa de apoio a festivais de teatro e dança), Programa Iberescena (edital de apoio a redes e festivais) e tem apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.
Evento internacional de Teatro começa no próximo domingo em Florianópolis











Jogadores do Avaí continuam comemoração com torcedores na Avenida Beira-mar


Macarronada do Leo no Cafe de La Musique


Folianópolis foi mais uma vez um sucesso de público


Melhores momentos do Hang Loose Pro Contest 30 anos na Joaquina


MC Koringa na Choppada da ESAG


Jurerê Internacional recebe o evento Arts and Beer


Publicidade









Receba nosso boletim



(c) 1998-2016
Portal da Ilha Comunicação Digital Ltda.

Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Há 18 anos fazendo parte de sua história