img

Florianópolis, 16/04/2024




COMUNIDADE

Morre em Florianópolis o escritor catarinense Jair Francisco Hamms

Publicado em 14/01/2012





O escritor Jair Francisco Hamms morreu na madrugada desta quarta-feira no Hospital de Caridade, em Florianópolis. Ele estava internado havia 26 dias, por conta de problemas cardíacos. Jair tinha 77 anos e ocupava a cadeira 25 da Academia Catarinense de Letras. O sepultamento será ?s 17h30min no Cemitério Jardim da Paz.

Jair Hamms era escritor, jornalista, publicitário e advogado e durante muitos anos foi professor de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Na UFSC também exerceu diversas funç?es administrativas, entre elas a de Chefe de Gabinete do Reitor e de Diretor de Intercâmbio e Extens?o Cultural.

Apaixonado pelas palavras e profundo conhecedor dos regionalismos catarinenses, Jair Francisco Hamms foi colaborador assíduo de Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira quando da elaboraç?o do Grande Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa.

O seu fascínio pelas palavras inspirou algumas das mais bem-humoradas páginas do conto e da crônica catarineses, como, por exemplo, Guerra aos Sinônimos, Outrossim e o seu conto mais famoso no momento, A Sobrinha da Senhora Dodsworth, inspiraç?o do premiado curta-metragem Alumbramentos.

História

Filho de Sceno Francisco Hamms e de Herondina Hamms. Nacisdo em Florianópolis no ano de 1935, advogado, professor, jornalista, publicitário e escritor Jair Francisco, durante muitos anos trabalhou na Universidade Federal de Santa Catarina, onde além de lecionar, foi Diretor de Extens?o Cultural, Chefe de Gabinete do Reitor e Secretário Geral. No governo do Estado de Santa Catarina, foi subchefe da Casa Civil, Secretário de Estado de Comunicaç?o Social e Presidente da CODESC - Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, empresa holdig do sistema financeiro estadual. Além disso ocupou o cargo de Assessor da Presid?ncia do BADESC.

Algumas publicaç?es

Estórias de Gente e outras Estórias, 1971
O Vendedor de Maravilhas, 1973
O Detetive de Florianópolis, 1984
A Cabra Azul, 1985
Santa Catarina, Um Caleidoscópio Étnico, 1995
Samba no Céu, 2002
13 Cascaes, 2008 (13 contistas: Salim Miguel, Flávio José Cardozo, Adolfo Boos Jr., Amilcar Neves, Egl? Malheiros, Fábio Brüggemann, Jair Francisco Hamms, Júlio de Queiroz, Maria de Lourdes Krieger, Olsen Jr., Péricles Prade, Raul Caldas Filho e Silveira de Souza)
Batuque Bem Temperado, 2009 (Flávio José Cardozo e Jair Francisco Hamms)
Alumbramentos (curta, 35mm, 20 min, color, 2002), de Laine Milan, baseado no conto 'A Sobrinha da Senhora Dodsworth'









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...