img

Florianópolis, 20/04/2024




GERAL

Maude Barlow participa de congresso internacional em Florianópolis

Publicado em 31/10/2011


Maude Barlow participa de congresso internacional em Florianópolis



Entre os dias 9 e 10 de novembro, a ativista canadense Maude Barlow participa do I Congresso Internacional ?O Futuro da Água no Mercosul?. O encontro será realizado em Florianópolis, no auditório Antoniete de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Maude uma influente defensora do direito humano ? gua. Esteve em outras ocasi?es no Brasil, inclusive em Santa Catarina, quando em 2009 divulgou seu livro ?gua, pacto azul?. Nesta viagem a canadense alertou os brasileiros sobre a importncia de n?o superestimar a gua doce do pas, que corresponde a 13,7% da reserva mundial. ?Mas n?o infinita e mal gerenciada?, alertou. ?O Brasil abenoado, mas tem uma grande responsabilidade nessa quest?o?, disse em entrevistas no pas.

Maude Barlow Victoria nasceu em 24 de maio de 1947 e chefe do Council of Canadians, ou Conselho dos Canadenses, a maior organiza?o canadense de militncia pblica. tambm fundadora do Blue Planet Projetc, que trabalha internacionalmente a favor do direito humano ? gua. Entre 2008 e 2009 atuou como consultora-s?nior em gua do presidente da 63? Assemblia Geral da Organiza?o das Na?es Unidas (ONU).

autora e co-autora de 16 livros, incluindo os best-sellers ?gua: Pacto Azul? e ?gua, o Ouro Azul?. Maude preside o conselho de Washington baseado no Food & Water Watch, e membro-fundadora do Frum de S?o Francisco Internacional sobre Globaliza?o, alm de conselheira do Conselho Futuro Mundial, com sede em Hamburgo. A ativista j recebeu 11 ttulos de honoris causa, alm de gratifica?es como o Livelihood Award Rights 2005 (conhecido como o ?Nobel Alternativo do Meio Ambiente?).

O I Congresso Internacional ?O futuro da gua no Mercosul? uma iniciativa do grupo de estudos ?A geopoltica da gua e os bens comuns?, ligado ao projeto Rede Guarani/Serra Geral, e tem apoio da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, dos programas de ps-gradua?o em Direito e em Geografia da UFSC; do Programa de ps-gradua?o em Direito da Universidade de Caxias do Sul e da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

O evento tem ?nfase na discuss?o do princpio da gua como um direito humano, promovendo tambm o debate sobre a necessidade de gest?o integrada das guas superficiais e subterrneas no mbito da Bacia do Prata, regi?o em que se localiza uma das maiores reservas de gua subterrnea do mundo: o Aquifero Guarani.




Veja mais em
http://www.rgsg.org.br








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade