img


ECONOMIA

Abrasel/SC informa que a maioria dos bares e restaurantes não terão como retornar às atividades

Publicado em 27/03/2020

A entidade emitiu nota oficial diante da retomada econômica proposta pelo governo estadual, Carlos Moisés.


Abrasel/SC informa que a maioria dos bares e restaurantes não terão como retornar às atividades

Por: Paulo Luis Cordeiro

Segundo a nota, 

Diante do aceno do governo estadual para a retomada das atividades de bares e restaurantes em Santa Catarina, a Abrasel aponta que a medida será inócua para o setor. "Quem empreende no segmento sabe que, sem a concretização das promessas de auxilio financeiro feitas pelo Executivo, a maioria dos empresários não terá condições de reabrir, pois não haverá como pagar a folha no dia 05 de abril", afirma Raphael Dabdab, presidente da entidade no estado. 

A entidade espera que os municípios abonem o IPTU e demais taxas relativas ao período de fechamento, que o Estado faça o diferimento dos tributos estaduais e disponibilize linhas de crédito para capital de giro e que o Governo Federal - que recebeu o presidente nacional da Abrasel na semana passada, na pessoa do Presidente da República e do ministro da Economia, prometendo auxilio financeiro potente para o pagamento dos salários – honre a palavra. Caso contrário, a maior parte do mercado não terá como reabrir as portas.

Ao mesmo tempo em que vemos bons exemplos, como algumas industrias adotando medidas de apoio aos empresários, e maus exemplos, como o setor bancário reduzido limites e aumentando taxas, estamos na expectativa que o Estado anuncie logo medidas de apoio, pois  a cada dia que passa esta letargia representa mais demissões. “Esperamos que o poder público entre na lista dos bons exemplos, e logo, pois já está atrasado”, afirma Dabdab.